Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

União Europeia e Google chegam a acordo em processo antitruste

Acusada de privilegiar seus serviços nos resultados de busca, companhia terá de exibir links de concorrentes

A Comissão Europeia e o Google chegaram a um acordo para encerrar um processo que investigava a companhia por práticas prejudiciais à concorrência. Segundo a investigação, iniciada em 2010, a empresa priorizava seus próprios serviços em resultados de buscas especializadas, caso de informações sobre hotéis e restaurantes. A patir de agora, em resultados de buscas como essas, o Google terá obrigatoriamente de exibir links para três serviços concorrentes.

Leia também:

Google vende Motorola para Lenovo por US$ 3 bilhões

O acordo resolve uma das principais demandas dos concorrentes da empresa, entre eles a Microsoft, que criticavam o fato de o Google colocar em evidência seus próprios serviços e deixar os demais em desvantagem. “Minha missão é proteger a concorrência em benefício dos consumidores, não dos concorrentes”, indicou o comissário europeu da Concorrência, Joaquín Almunia. “Acredito que a nova proposta obtida do Google depois de negociações longas e difíceis merece agora a atenção da Comissão.”

As quatorze empresas que haviam questionado os métodos do Google poderão comentar a proposta final do gigante de buscas antes que a Comissão tome uma decisão final, o que deve ocorrer nos próximos meses. Então, o mecanismo deve se tornar obrigatório nas buscas.

(Com agência France-Presse)