Televisão 3D é destaque de feira de eletrônicos

O Consumer Electronics Show (CES 2010), que abre nesta quinta-feira e vai até domingo, em Las Vegas, promete novidades de impacto entre os quase 20.000 novos produtos que deverão ser lançados este ano. Embora pouco menor do que o do ano passado, por conta da crise econômica mundial, ele ainda é o maior evento mundial de eletrônica de consumo ou entretenimento.

O grande salto deste CES 2010 são as imagens tridimensionais, não apenas da TV, mas também do novo Blu-Ray disc, do cinema e dos jogos eletrônicos. Já se fala na revolução 3D, que deverá marcar 2010, como “o ano da TV tridimensional” – embora os primeiros modelos de televisores 3D lançados aqui só tenham previsão de ser comercializados no segundo semestre, assim que for estabelecida a padronização mundial da tecnologia. A partir daí, Hollywood estará produzindo mais de uma centena de filmes 3D por ano.

Entre outros produtos e tecnologias de maior impacto da feira estão os novos leitores eletrônicos, ou e-books, a nova geração de discos Blu-Ray 3D, os videogames, os serviços de localização (via GPS e/ou celular), a eletrônica verde e milhares de softwares aplicativos para computadores, smartphones e iPods. Embora o número de 2.500 expositores seja recorde, a área total da Feira ficou abaixo dos tradicionais 140.000 metros quadrados.

“Este é o local onde se pode ver o que há de melhor na eletrônica mundial”, diz Gary Shapiro, presidente da Associação Americana de Eletrônica de Consumo (CEA, na sigla em inglês), promotora do evento. Segundo ele, o CES 2010, além das palestras de celebridades, exibirá o que há de mais avançado na indústria mundial de eletrônica de entretenimento.

(Com Agência Estado)