Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sony apresenta portátil sucessor do PSP na véspera da E3

É 1ª grande ação da companhia após invasão criminosa a seus servidores

A Sony reuniu a imprensa na noite desta segunda-feira, véspera da abertura da E3, maior evento de games do planeta, em Los Angeles, para apresentar os lançamentos da empresa. Foi a primeira grande ação pública da companhia depois da série de ataques criminosos virtuais que expuseram dados de milhões de clientes das redes de jogos PlayStation Network e Sony Online Entertainment.

Jack Tretton, presidente da Sony Computer Entertainment America (SCEA), conduziu a apresentação, relembrando brevemente os eventos recentes, que derrubaram as ações da companhia. “Obrigado por terem vindo”, disse Tretton, em tom de desculpa. Apesar dos prejuízos proveniente dos episódios, ele informou que “este tem sido o melhor ano para o PlayStation 3”.

O grande momento da apresentação foi a exibição do sucessor do PSP, batizado PS Vita. O aparelho possui tela sensível ao toque, dois botões analógicos, duas câmeras (uma frontal e outra traseira), suporte 3D e conexão para redes Wi-Fi e 3G. A AT&T venderá os modelos 3G nos Estados Unidos por 299,99 dólares. Já o modelo Wi-Fi sairá por 249,99. Ambas as versões chegam às lojas só no Natal.

Mais de 80 jogos estão sendo desenvolvidos para o portátil da Sony por companhias como Electronic Arts, Ubisoft e Activision. O aparelho será totalmente integrado ao PlayStation 3 e os jogadores poderão iniciar um game em uma plataforma e depois migrar para a outra. Um dos títulos que tem versão confirmada para o PS Vita é o Street Fighter Vs. Tekken, anunciado pela Capcom durante a coletiva.

Outras atrações – A tecnologia 3D é uma forte aposta da Sony. A empresa distribuiu óculos tridimensionais para os profissionais que acompanharam a coletiva. A primeira atração foi o jogo Uncharted 3 Drake’s Deception, que será lançado para PlayStation 3 em novembro.

Outro que ganhará versão 3D é Resistance. Ele contará com um acessório, que acoplado ao Move, o sensor de movimento da Sony, simulará uma arma. Para dar mais fôlego aos títulos em terceira dimensão a empresa apresentou também um monitor 3D, que será vendido por 499 dólares no mercado americano. O kit inclui ainda uma cópia do jogo, cabos e um óculos especiais.

Segundo Tretton, o acervo com recurso 3D deve ganhar mais de 100 títulos. Dele farão parte jogos como God of War Origins Collection e versões remasterizadas de Ico e Shadow of the Colossus. As duas coleções chegam às lojas em setembro.

Move – Assim como a Microsoft fará com o Kinect, o sensor de movimento da Sony ganhará muitos títulos neste ano: mais de 200 jogos, segundo a Sony. A estrela do basquete americano Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, apresentou ao público o NBA 2K11, primeiro jogo da modalidade a utilizar recursos do Move. A plateia vibrou com a presença do atleta.

De acordo com a empresa, The Little Big Planet 2 será lançado em setembro. Títulos exclusivos para PlayStation 3, como Starhawk, Sly Cooper e Dust 514 (produzido pela islandesa CCP, a mesma desenvolvedora de Eve Online) chegarão ao PlayStation 3 em 2012.

Outro jogo que promete atrair um público fiel é Star Trek, que funcionará com o Move e ganhará versão 3D. O título conta com personagens da série e será lançado em 2012. O game Battlefield 3, aguardado por aqueles que gostam de tiro ao alvo, terá conteúdo extra e será seguido de outros lançamentos, como SSX e The Run.

A Sony tentou agradar a imprensa e convidados, encerrando a noite com uma apresentação da banda Jane’s Addiction. No entanto, nos bastidores, uma questão permanecia sem resposta: o que de fato aconteceu nos episódios de vazamento de dados e quais suas consequências para os usuários?