Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Satoru Iwata, presidente da Nintendo, morre aos 55 anos

Executivo do mundo dos games sofria de câncer. No comando da gigante japonesa, Iwata liderou o lançamento de dois sucessos inovadores: o console Wii e o portátil Nintendo DS

O japonês Satoru Iwata, presidente da Nintendo, morreu aos 55 anos, informou a empresa de videogames nesta segunda-feira. Iwata sofria de um câncer no sistema digestivo e morreu no sábado.

Inovações – Programador e executivo do mundo dos games, Iwata assumiu o comandando da Nintendo em 2002 – depois de trabalhar desde os anos 80 em uma subsidiária da companhia. Com a difícil missão de substituir o lendário Hiroshi Yamauchi, que havia transformado uma empresa regional de cartas de baralho em um gigante do entretenimento eletrônico, Iwata esteve à frente de dois dos maiores e mais inovadores sucessos da companhia: o console Wii, de 2006, e o portátil Nintendo DS, de 2004. O executivo também se tornou um rosto conhecido pelos fãs de games por gostar de apresentar pessoalmente as novidades da Nintendo nas convenções especializadas.

LEIA TAMBÉM:

Nintendo anuncia que fará games para smartphones

Personagens da Nintendo ganharão atrações em parques

Nos últimos anos, porém, a empresa comandada por Iwata vinha sofrendo com a forte concorrência da Sony, fabricante do Playstation 4, e da Microsoft, responsável pelo Xbox One. Os dois consoles rivais disputam a liderança do mercado de videogames, deixando o Wii U, da Nintendo, no terceiro lugar. Como resposta para essa situação, Iwata impulsionou a entrada da companhia no mercado dos games para smartphones, anunciada neste ano.

Após a morte de seu presidente, a Nintendo comunicou que o comando da empresa ficará provisoriamente a cargo de duas pessoas: Shigeru Miyamato, criador de jogos e personagens, e Genyo Takeda, um dos atuais dirigentes da empresa.

(Com agência EFE)