Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Samsung prevê lucro recorde, apesar de queda nas vendas do Galaxy S4

Saturação de mercado explicaria redução na venda de smartphones

A empresa sul-coreana Samsung, líder mundial na venda de smartphones, anunciou nesta sexta-feira que prevê um lucro recorde no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, apesar da desaceleração das vendas do Galaxy S4 em um mercado competitivo e quase saturado. A companhia, fabricante de quase 25% dos celulares do mundo, espera um aumento de mais de 50% do lucro, chegando a 8,3 bilhões de dólares.

Leia também:

Galaxy S4, da Samsung: surpreendente e complicado

Samsung lançará Galaxy S4 com 4G mais veloz

Samsung anuncia novo rival do iPhone 5: Galaxy S4 mini

Os analistas creditam o lucro ao S4, lançado no final de abril. O aparelho top de linha da companhia vendeu até o momento 20 milhões de unidades – 10 milhões em pouco mais de um mês.

A Samsung investiu pesado para tentar convencer o consumidor a optar pelo S4 ao invés do iPhone 5, smartphone da Apple. Mas as vendas do aparelho, assim como de outras marcas, começaram a desacelerar fortemente, de acordo com Lee Seung-Woo, analista da IBK Investment and Securities.

Ao contrário da companhia americana, a Samsung também está presente nas áreas de telefones celulares convencionais, conhecidos como feature phones, muito populares em países emergentes. A sul-coreana, contudo, enfrenta a forte concorrência dos fabricantes chineses.

No primeiro trimestre do ano foram vendidos 216 milhões de smartphones em todo o mundo. Com 32,7% do mercado, a Samsung supera com folga a Apple, com 17,3%, segundo a consultoria IDC.

(Com agência France-Press)