Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Premiado nos EUA, robô que limpa vidros chega ao Brasil

Vencedor do prêmio de inovação em design e engenharia da CES, equipamento chinês executa tarefas domiciliares. Preço é salgado: a partir de 1.790 reais

Um produto chinês que acaba de chegar ao mercado brasileiro pode deixar nosso cotidiano doméstico um pouco mais parecido com as elucubrações (que agora se mostram previsões) da série de desenhos animados Os Jetsons, popular na década de 1960. A chinesa Ecovacs lança no país o Winbot, um diminuto robô capaz de limpar vidros e espelhos – a exemplo do que fazia (com mais charme) Rosie, a autômata que cuidava da família Jetson (confira o resultado nos vídeos exibidos abaixo). O item é um dos principais destaques da 20ª edição da Feicon, Salão Internacional da Construção, realizado nesta semana em São Paulo.

Leia também:

Dez eletrônicos curiosos que estão chegando ao mercado

Vencedor do prêmio de inovação em design e engenharia da última edição Consumer Electronics Show (CES), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas, o equipamento promete facilitar a tarefa dos donos de casa. Faz a limpeza de qualquer tipo de objeto de vidro plano – mesas de jantar, espelho, janelas, entre outros.

Para operar o robozinho, basta adicionar uma solução de limpeza em uma almofada removível instalada na base do aparelho e, em seguida, encostar o equipamento no vidro. Graças a um sistema de sucção, ele se prende à superfície a ser limpa.

O robô possui sensores para desviar de obstáculos e detecta automaticamente o tamanho do local que precisa ser limpo. Todo o movimento é comandado por um controle remoto.

Comercializado no Brasil pela Imbrasmec, o robô limpa-vidros está disponível em dois modelos: o W710, por 1.790 reais, e o W730, mais completo, por 2.090 reais. Confira nos vídeos a seguir o funcionamento do segundo.