Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Parem as máquinas! A Gazeta do Povo virará só digital

Curitiba será a primeira grande capital a não ter nas bancas um diário com mais de 100 000 leitores semanais

No filme O Jornal (1994), do americano Ron Howard, o personagem Henry Hackett, interpretado por Michael Keaton, vê a capa do tabloide nova-iorquino do qual é editor ser impressa com a manchete errada e grita o mais batido jargão da imprensa: “Parem as máquinas!”. No mundo real, essa máxima raramente é ouvida nas redações. No próximo dia 31, a frase de efeito poderá ser proferida na sede do jornal Gazeta do Povo, o principal diário de Curitiba — mas a ordem será definitiva. O periódico virará notícia porque decidiu substituir sua edição em papel pela versão digital. Com isso, vai transformar Curitiba na primeira grande capital brasileira a deixar de ter nas bancas um diário com 100 000 leitores ou mais por semana. Reportagem de VEJA analisa como os jornais estão se adaptando às novidades da era digital.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    AD’EU
    Coleguinha!
    #Vai1pronaTEC@í!#

    Curtir

  2. JÁ FOI TARDE.

    Curtir

  3. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    A Veja é a próxima.

    Curtir

  4. Desemprego.

    Curtir

  5. Phillip Andersen

    Não é bem assim, realidade é outra. Não foi o jornal que decidiu parar, foi a sociedade que não o quiz mais ! A Gazeta nunca foi um jornal interessante e ao longo dos anos, foi ficando cada vez mais chato e ultrapassado, com isto foi definhando até o seu falecimento. Está é a realidade :-/

    Curtir

  6. neusa de oliveira

    Phillip Andersen 30 abr 2017 – 14h24 – tem razão (embora não conheça o Jornal), mas existem outras realidades: um povo que não se interessa pela leitura, um povo semi-analfabeto, um povo que não tem dinheiro para investir em jornal ou revistas…. os cidadãos do futuro serão, na sua maioria, uns tapeados, pois nem sempre podemos agreditar no digital. Logo cidadãos enganados. O Jornal ou revista digital tem desprezo pelo leitor.

    Curtir

  7. todo meio de comunicação que tem bandido de estimação vai ter esse fim.globo,veja e folha vão ser os proximos.

    Curtir

  8. Hugo Desmascarador

    Conheci a Gazeta do Povo na internet, e é um baita jornal, gosto muito deles!!!!

    Curtir

  9. Grappa Fellini

    Aos poucos toda a grande mídia fake news terá esse destino. Bendita internet que nos libertou do monopólio das versões fake da realidade

    Curtir