Parceria Brasil-EUA vai criar games educativos

Acordo entre ONG Games For Change e a School of Visual Arts, de Nova York, vai promover intercâmbio entre desenvolvedores dos dois países

Thinkstock

Thinkstock (VEJA)

O Games For Change Latin America, braço brasileiro da organização multinacional sem fins lucrativos que promove o uso de jogos eletrônicos para o desenvolvimento social, anunciará em junho uma parceria com a School of Visual Arts, de Nova York. O objetivo é criar um canal de cooperação entre Brasil e Estados Unidos para o desenvolvimento de games educativos.

Leia também:

Jogo de educação no trânsito é lançado em festival

A instituição americana, que mantém um curso de pós-gradução em design social, será responsável por reunir técnicos, estudantes, professores e artistas de ambos os países para a criação dos títulos. Os detalhes do acordo serão divulgados durante o Festival Games For Change, que acontece em Nova York, entre os dias 15 e 17 do próximo mês.

Neste ano, o Brasil ganhará destaque no evento. O país será tema de um painel que discutirá o futuro do mercado de jogos eletrônicos. Na ocasião, também será apresentado em Nova York, para investidores, os primeiros resultados da pesquisa Futuro da Indústria de Games no Brasil, estudo encomendado pelo BNDES à Universidade de São Paulo (USP).

Trace Effects

Aventura baseada em uma viagem no tempo que ensina o idioma inglês como segunda língua. O título coloca os jogadores no papel de Tracy, um estudante do futuro que acidentalmente voltou no tempo e tenta voltar ao ano de 2035. Sua viagem é dividida em sete capítulos. Cada fase ocorre em um local dos Estados Unidos, como Nova Orleans, Grand Canyon, Nova York, São Francisco e Washington D.C.

Desenvolvedor: The SuperGroup

Polar Plunder

Um game infantil para smartphones e tablets com sistema operacional Android. O jogador vive na pele de um urso polar que precisa atravessar o Oceano Ártico, poluído e perigoso, para pescar peixes para seus dois filhotes famintos.

Desenvolvedor: AIMS Game Center e Universidade de Miami

Re-Mission 2

Lançada em abril, essa série de seis diferentes games ensina aos jovens como as técnicas mais modernas de combate ao câncer atuam no organismo. O objetivo do título é motivar crianças e adolescentes que precisam passar pelo tratamento contra a doença. 

Desenvolvedor: HopeLab

Joy Kingdom

Um game para Facebook no qual a meta é trazer alegria ao reino de Joy. O objetivo dos jogadores é povoar um mundo cheio de escuridão e sombras com animais (domésticos e selvagans) e plantas. Participaram do projeto a African Wildlife Foundation, a The Humane Society of the United States e a Farm Sanctuary.

Desenvolvedor: Sojo Studios