Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Oito recursos do iPhone que estarão disponíveis nos carros

Até o fim do ano, modelos de várias montadoras vão oferecer integração com mapas e streaming de música, entre outros, via sistema CarPlay

Os primeiros carros equipados com sistema CarPlay, da Apple, que permitirá a utilização de recursos do iPhone em automóveis, chegarão ao mercado até o fim deste ano em modelos de cinco montadoras – na última semana, foram anunciados os nomes de mais nove empresas. No total, 29 fabricantes já se comprometeram a integrar seus automóveis com o CarPlay, elevando as chances de que seus próximo carro seja capaz de “conversar” com o iPhone.

Leia também:

Google lança primeiros relógios inteligentes e Android para TVs e carros

CarPlay leva a experiência do iPhone para o carro

Os dez melhores recursos do novo sistema para iPhone

O CarPlay não é um novo sistema operacional da Apple, mas uma interface que torna os sistemas desenvolvidos pelas montadoras compatíveis com o iPhone. Ao conectar o smartphone ao veículo por meio do cabo Lightning, o usuário verá na tela embutida no painel do veículo uma interface bastante parecida com a do iOS. A partir dela ou de comandos de voz, o usuário vai acessar apps instalados no iPhone aprovados para uso no trânsito.

A Apple adaptou sua assistente pessoal Siri para receber comandos de voz do motorista, uma forma de ajudá-lo a manter as mãos no volante e os olhos na pista e evitar acidentes. O reconhecimento de voz nos automóveis não é exatamente uma novidade: diversos modelos à venda no mercado já contam com o recurso. A diferença é que, por meio da Siri, o usuário poderá comandar qualquer função do smartphone e de apps criados por terceiros.

Como a Siri não é compatível com todos os idiomas – ela “entende” dez línguas, como inglês, espanhol e chinês -, o CarPlay poderá ser operado com toques na tela embutida no painel do veículo, mas também com o uso de botões do painel, no caso de modelos de carros populares. Na página oficial da Apple dedicada ao CarPlay, a empresa esclarece que os recursos só serão compatíveis com o iPhone 5, 5C e 5S.

Com o novo sistema, a Apple vai competir diretamente com o Google, que anunciou há duas semanas o Android Auto, versão do sistema para automóveis. De maneira similar, o rival desenvolvido pelo Google permitirá acessar na tela dos carros funções dos smartphones e dar comandos de voz com a ajuda do Google Now. O Google já firmou parcerias com 40 montadoras e os primeiros carros compatíveis com Android Auto devem chegar ao mercado em 2015.