Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nintendo vai lançar uma loja de aplicativos para o console Wii U

Logotipo Exame.com A Nintendo planeja lançar uma loja de aplicativos avançada para o sistema do Wii U, afirmou nesta quinta-feira o jornal digital The Daily, da News Corp. de Rupert Murdoch. De acordo com o texto, a empresa já tem lojas “light” para seus consoles anteriores, como a DSi Store para os portáteis e a Wii Shop para o atual aparelho de mesa. Para a próxima geração, no entanto, a companhia planeja uma loja de apps robusta para o console que tem um controle touchscreen.

Segundo o The Daily, os aplicativos funcionarão tanto no console físico do Wii U quanto para jogar separado em seu controle touch de 6,2 polegadas. A maior dúvida, ainda sem resposta, é o que a empresa fará para lucrar com apps. Não dá para saber se a empresa vai monetizar sua loja com um sistema de pontos, que já funcionam em seus serviços “light”, ou com um sistema parecido com o da Apple, cobrando por programa.

De acordo com a fonte do jornal, não é difícil imaginar ser capaz de verificar e-mails, navegar na Web, enviar arquivos para redes sociais e até mesmo obter alguns jogos com a Nintendo. A dúvida que fica é se a loja será uma nova concorrente da Apple nesse segmento. O Wii U deve ser lançado nos próximos meses, em 2012.