Netshoes lança app que reconhece tênis a partir de foto de celular ou tablet

Serviço, disponível para plataformas iOS (Apple) e Android (Google), oferece mais de 5.000 modelos. Próximo passo é identificar roupas

A Netshoes, maior site brasileiro de compras de artigos esportivos, anunciou nesta quinta-feira o Netshoes Click, aplicativo que identifica modelos de tênis a partir de fotos captadas por uma câmera de smartphone ou tablet. O serviço, já disponível para as plataformas iOS (Apple) e Android (Google), será apresentado oficialmente nesta sexta-feira durante o YouPix, maior festival de cultura digital da América Latina, que acontece em São Paulo.

Leia também

Lei do comércio eletrônico promete mais rigor para as compras pela internet

E-commerce brasileiro procura profissionais. E não acha

Para utilizar o app, basta apontar a câmera do dispositivo móvel com acesso à web para qualquer modelo de tênis. Em seguida, o produto exato ou similar é exibido no aparelho, com a possibilidade de compra. Mais de 5.000 modelos estão disponíveis.

Segundo a Netshoes, o aplicativo faz uso de algoritmos que permitem o reconhecimento do produto por meio da imagem, usando três critérios de identificação: cor, marca e modelo. “O app vai funcionar de acordo com nossos consumidores. Quanto mais pessoas usarem, mais preciso ficará”, explica Rodrigo Nasser, diretor de tecnologia da companhia.

O Netshoes Click também fornece a opção de geolocalizar a foto. “Será uma espécie de laboratório para entender como nossos consumidores usam o serviço”, diz Nasser. Segundo ele, a expectativa da loja virtual é dobrar as vendas a partir de dispositivos móveis – hoje, o setor representa 5% do total de vendas da Netshoes.

A companhia revelou também os próximos passos: criar a versão do app para plataformas com sistema operacional Windows Phone e oferecer o recurso de reconhecimento para outras peças – camisetas já estão sendo testadas.