Mozilla entra na guerra dos sistemas operacionais móveis

Criadora do browser Firefox prepara programa para gerenciar celular e tablet

A Fundação Mozilla, responsável por criar o navegador Firefox, revelou nesta terça-feira que irá criar um sistema operacional móvel para smartphones e tablets. O Boot to Gecko – nome atual do projeto – terá código aberto, permitindo que usuários com conhecimento em programação e desenvolvedores façam alterações nos recursos do sistema. O objetivo é competir diretamente com iniciativas como o iOS, da Apple, além das plataformas Android e Chrome OS, do Google.

“Vamos fazer isso abertamente, liberando o código fonte em tempo real aos usuários”, afirmou Andreas Gal, um dos desenvolvedores do projeto, ao lembrar também que os aplicativos já existentes para Firefox devem rodar na nova plataforma. Gal apontou que uma parte do código do sistema Android deve ser incluída no projeto para garantir a compatibilidade com os dispositivos que já estão no mercado.

O Gecko é considerado o núcleo do navegador Firefox e do gerenciador de e-mails Thunderbird, também da Mozilla. Ele é a peça responsável por garantir o funcionamento dos dois produtos, além de sua compatibilidade. A fundação ainda não informou a data de lançamento de seu novo sistema operacional móvel.