Microsoft confirma a compra da Skype

Empresa pagou 8,5 bilhões de dólares pela aquisição

A americana Microsoft confirmou nesta terça-feira a compra da Skype, a empresa de telefonia via internet mais popular do mundo. De acordo com a companhia, o valor total da operação foi de 8,5 bilhões de dólares – o maior acordo de aquisição já fechado pela gigante do software. “O Skype é um ótimo serviço, além de ser utilizado por milhões de pessoas no planeta”, afirmou Steve Ballmer, CEO da Microsoft.

A Skype produz hoje versões de seu serviço de telefonia para dispositivos móveis como iPhone e iPad, da Apple, BlackBerry, da RIM, e aparelhos com o sistema operacional Android, do Google. A empresa de telefonia via web foi criada em 2003 pelos desenvolvedores Niklas Zennstrom e Janus Friis, que acabaram vendo o projeto por 2,6 bilhões de dólares ao site americano de leilões eBay em 2005.

O serviço permite que os usuários conversem gratuitamente entre aparelhos que tenham o serviço instalado. Chamadas para números fixos ou celulares – inclusive internacionais – dependem de créditos que podem ser comprados a um valor bem inferior ao das tarifas cobradas pelas operadoras.

(Com agências internacionais)