Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mais de 40% dos projetos de financiamento coletivo falham

Levantamento analisa dados do serviço americano Kickstarter

O Kickstarter, plataforma de crowdfunding, é, sem dúvida, uma ferramenta inovadora. Permite que pessoas e empresas realizem projetos com ajuda de financiamento coletivo. Uma pesquisa realizada pelo site AppsBlogger, contudo, mostra que quase 50% dos projetos que se apoiam nesse sistema não saem do papel.

Leia também:

Com crowdfunding, dinheiro público para quê?

Crowdfunding para projetos movidos a leis de incentivo fiscal

O site analisou 45.815 projetos, que receberam 215 milhões de dólares em doações nos últimos cinco anos. Os resultados: 50% alcançaram a meta, 41,3% falharam, 0,2% foram cancelados ou suspensos e 8,5% seguem arrecadando dinheiro.

Entre os casos de sucesso, 8,5% conseguiram o dobro da meta almejada. As categorias com maior número de projetos realizados são dança, teatro, música, arte e quadrinhos. Apenas 39% dos projetos de tecnologia são desenvolvidos, e as propostas desse setor levantaram, aproximadamente, 9 milhões de dólares.

O estudo conclui que é fundamental estabelecer uma meta financeira realista para a realização do projeto. Além disso, é imprescindível dedicar energia à divulgação do projeto durante o período de arrecadação.

Leia também:

Com dinheiro público, dinheiro público para quê?

Crowdfunding para projetos movidos a leis de incentivo fiscal