Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lenovo ultrapassa HP como maior vendedor de PCs

Relatório aponta que companhia chinesa detém 15,7% do setor

Pela primeira vez, a chinesa Lenovo ultrapassou a americana Hewlett-Packard (HP) e se tornou líder do mercado mundial de computadores pessoais (PCs).

De acordo com a Garnter, empresa especializada em pesquisa e avaliação de mercados, a companhia tem 15,7% do setor contra 15,5% da rival.

O resultado, referente ao terceiro trimestre de 2012, foi publicado junto com um relatório da iSupli, que aponta uma queda geral de 1,2% no mercado de PCs para o ano.

No último trimestre, a companhia japonesa foi responsável por alimentar o varejo com 13,77 milhões de computadores, o que representou um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.

A HP, por sua vez, registrou uma queda de 16,4% no volume de máquinas enviadas às lojas, foram 13,55 milhões no mesmo período.

Segundo analistas, a venda de PCs – incluindo desktops e notebooks – sofreu redução por conta da introdução de novos modelos de dispositivos móveis no mercado de tecnologia. Por serem mais práticos, os smartphones e tablets passaram a fazer parte do topo da lista de eletrônicos mais desejados entre os consumidores, colocando os outros aparelhos em segundo plano.