Jovens inspiradores na mira do Google

Feira de Ciências promovida pela companhia quer encontrar adolescentes com potencial para invenção e inovação

A terceira edição da Feira de Ciências do Google busca em todo o mundo os mais brilhantes adolescentes. O objetivo da companhia é encontrar jovens com potencial de mudar o mundo por meio de ideias e projetos inovadores. As inscrições para a competição foram abertas nesta quarta-feira e são válidas para adolescentes entre 13 e 18 anos de todo o mundo.

O evento on-line é organizado pelo Google em parceria com a Cern (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), a fabricante de brinquedos Lego, e as revistas National Geographic e Scientific American. Os jovens têm 90 dias para fazer a inscrição e devem apresentar o seu projeto (investigação profunda de uma questão ou problema de engenharia) até 30 de abril.

O formulário está disponível no endereço www.googlesciencefair.com/pt_BR/2013, mas só poderá ser preenchido com a autorização dos pais. Para comunicar a permissão, o jovem deve incluir o e-mail do responsável em um campo específico. Em seguida, o pai ou mãe receberá uma mensagem com os procedimentos de autorização.

O melhor projeto será premiado com uma viagem de dez dias às Ilhas Galápagos, na companhia de uma expedição da National Geographic, cujo objetivo será explorar espécies exóticas comuns na região. O grande prêmio inclui ainda uma bolsa de estudos oferecida pelo Google no valor de 50.000 dólares, assinatura digital da Scientific American, 10.000 dólares para a escola do estudante, além de experiências nas sedes da Lego, Cern e Google.

Os projetos inscritos na Feira de Ciências serão analisados por um júri composto por 15 especialistas de todo o mundo. Entre os critérios de avaliação estão resumo, perfil do inscrito, proposta, pesquisa, metodologia, resultado, conclusão e bibliografia.

Os 90 finalistas (30 das Américas, 30 da Ásia e 30 da Europa, Oriente Médio e África) serão revelados em junho. Os 15 finalistas globais serão escolhidos pelo júri em julho e participarão de um evento na sede do Google, em Mountain View, na Califórnia, no dia 23 de setembro, quando será anunciado o grande projeto vencedor.