Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

iPhone 4 já pode ser vendido no Brasil, diz Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou nesta segunda-feira que as operadoras de telefonia celular já estão autorizadas a vender iPhone 4, da Apple, no Brasil, encerrando, assim, o processo de homologação do aparelho – que avalia o desempenho do dispositivo para o uso no país.

Contudo, ainda não há data para a chegada do aparelho ao mercado. Durante a apresentação oficial do dispositivo, no dia 7 de junho, a companhia chegou a afirmar que o smartphone seria lançado no país em setembro – mas agora não confirma a informação. Assim mesmo, persistem os rumores sobre a chegada do celular ao país, após a publicação de testes com baterias de lítio, compatíveis com os padrões da Apple.

O iPhone 4 tornou-se o maior lançamento da companhia ao atingir a marca de 3 milhões de unidades vendidas no exterior em menos de um mês. Recentemente, o dispositivo foi alvo de críticas por causa de um problema em sua antena: quando o usuário segura o aparelho tocando determinado ponto da lateral, pode provocar inadvertidamente queda de sinal. Analistas chegaram a alertar que a reputação da empresa estava ameaçada por causa do erro.

A questão ganhou grandes proporções e gerou uma crise na companhia, forçando a Apple a conceder uma rara coletiva de imprensa para esclarecer o assunto. O presidente da companhia, Steve Jobs, afirmou na ocasião que não há nada de errado com o aparelho.

Para outubro, é esperada a chegada ao país de outro eletrônico da companhia, o iPad com connectividade 3G. De acordo com João Cox, presidente da operadora Claro, as vendas do tablet vão começar ao mesmo tempo para todas as operadoras.