Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Identificado local de acúmulo de plástico no Oceano Atlântico

Cientistas americanos identificaram uma região no Oceano Atlântico onde os resíduos de plástico parecem se acumular. A descoberta, que lembra a já conhecida “grande macha de lixo do Pacífico”, foi revelada em um encontro científico em Portland, nos Estados Unidos.

“Nós encontramos uma região mais ou menos ao norte do Oceano Atlântico onde estes resíduos parecem estar concentrados e permanecem durante longos períodos”, disse à rede britânica BBC Kara Lavender Law, da Associação para a Educação Marinha (SEA, na sigla em inglês).

Segundo Kara, mais de 80% dos detritos plásticos foram encontrados na região entre 22 e 38 graus norte. “Ou seja,temos uma latitude onde o lixo parece se acumular”, concluiu a pesquisadora. O estudo, o mais longo sobre o tema, foi realizado ao longo de 22 anos.

Para determinarem a presença de resíduos plásticos nos oceanos, uma equipe da SEA coletou os materiais em redes de malha fina. Ao total, foram 6.100 reboques na região do Caribe e do Atlântico Norte – e mais de 64.000 pedaços de plástico coletados.