Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hackers atacam Twitter e comprometem 250 mil contas

Ação pode estar ligada às tentativas de invasão contra jornais americanos

O Twitter informou nesta sexta-feira que detectou um “sofisticado ciberataque” que pode ter comprometido as contas de cerca de 250.000 usuários. “Este ataque não foi obra de internautas normais, e não acreditamos que tenha sido um incidente isolado”, disse o diretor de segurança de informação da rede social, Bob Lord, em um comunicado postado no blog da companhia.

Leia mais: ‘Wall Street Journal’ acusa chineses de ciberataque

Lord detalhou que durante o ataque os hackers podem ter conseguido acesso a nomes de usuários, contas de e-mails e senhas cifradas. “Embora apenas uma percentagem pequena tenha sido potencialmente afetada, encorajamos os usuários a fortalecer suas senhas”, afirmou.

Hackers chineses – No comunicado, o diretor de segurança do Twitter levantou a hipótese da tentativa de invasão estar ligada a outros ciberataques recentes contra empresas americanas. Nos últimos dias, os jornais The New York Times e The Wall Street Journal acusaram hackers chineses de terem invadido os seus sistemas, em uma tentativa de espionar a cobertura da imprensa sobre o gigante asiático.

Como medida de precaução, o Twitter invalidou todas as senhas das 250.000 contas comprometidas e enviou e-mails pedindo aos usuários afetados que criassem novas senhas. A rede social também informou que vai trabalhar com as agências de segurança americanas para rastrear a origem do ataque.

(Com agências EFE e France-Presse)