Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google Play começa a aceitar pagamentos em reais

Loja virtual permitirá uso de cartão de crédito ou débito nacional para pagamento de apps, livros, música e filmes

O Google começou a permitir nesta terça-feira pagamentos em reais para compras de aplicativos, músicas, filmes e livros eletrônicos por meio do Google Play. Até o momento, o usuário precisava usar um cartão de crédito internacional ou uma conta no PayPal para pagar o valor em dólares, embora os preços dos itens fossem exibidos em reais. A nova opção, que permite o uso de um cartão de crédito ou débito nacional para fazer o pagamento, será liberada para todos os usuários nas próximas semanas.

Leia também:

Google lança rival para Spotify e Deezer no Brasil

Os consumidores serão notificados sobre a mudança e terão que optar por fazer a migração. Para fazer compras em reais, será necessário aceitar os novos termos de uso do Google Play, além de atualizar os dados cadastrais e informar o número do cartão de crédito ou débito nacional. Os usuários não serão obrigados pelo Google a fazer a migração e poderão continuar a usar cartões internacionais, mas o pagamento continuará a ser feito em dólares.

Segundo o Google, o valor dos itens vendidos na loja não vai mudar. Contudo, o pagamento em reais traz vantagens aos brasileiros: ao optar pela migração, os consumidores deixam de pagar o imposto sobre operações financeiras (IOF), uma taxa de 6,38% cobrada sobre o preço de itens adquiridos no exterior. Além disso, o valor deixa de mudar devido a alterações do câmbio até o fechamento da fatura do cartão.

O Google já publicou novos termos de serviço com a inclusão do pagamento em reais. De acordo com o documento, disponível na página do Google Wallet, serviço de carteira virtual do gigante das buscas, o Google criou uma subsidiária brasileira chamada Google Brasil Pagamentos Ltda. para processar as transações realizadas em reais.