Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google lança serviço de busca social

Sistema passa a oferecer resultados vindos da rede social Google+

O Google anunciou nesta terça-feira um serviço que integra a ferramenta de busca e o Google+. De acordo com o comunicado publicado no blog oficial da companhia, os resultados gerados pelo novo projeto retornam conteúdo publicado dentro da rede social, incluindo fotos e até perfis de usuários. “Nossa meta foi sempre encontrar os melhores resultados de busca para o usuário. Algumas vezes, isso significa procurar dentro do conteúdo pessoal de cada um ou entre os itens compartilhados por amigos”, disse Amit Singhal, engenheiro de software do Google.

Por exemplo, ao procurar um destino para suas férias, o usuário vai receber conteúdo gerado por seus contatos dentro do Google+. Os links gerados irão remetê-lo a imagens tiradas durante uma viagem ou a avaliação de uma região específica feita por um colega. “Estamos transformando o Google em um sistema capaz de entender pessoas e relacionamentos também”, apontou Singhal ao afirmar que o sistema vai funcionar como e você estive discutindo o assunto com um amigo.

Os resultados não aparecerão de imediato na tela. Para habilitá-los, será necessário clicar em um pequeno botão com o desenho de uma pessoa logo abaixo do campo de buscas. Caso o usuário queira retornar as buscas ao normal, no modo impessoal, basta clicar no botão com o desenho de um globo.