Google apresenta novo tablet da linha Nexus

Nexus 7 tem hardware superior ao de concorrentes e custará 230 dólares na versão mais barata

O Google apresentou nesta quarta-feira a nova versão de seu tablet oficial com tela de 7 polegadas, o Nexus 7. O dispositivo sai de fábrica com a versão mais recente do sistema operacional Android, a 4.3 Jelly Bean, e com especificações de hardware muitos superiores às de rivais como iPad mini, da Apple, e Galaxy Tab 8, da sul-coreana Samsung.

Leia também:

Google lança smartphone Nexus 4 no Brasil

Nexus 7 chega ao varejo no Brasil por 1.299 reais

Desenvolvido pela taiwanesa Asus, o Nexus 7 traz um processador com quatro núcleos de 1,5 GHz, além de 2 GB de memória RAM. Sua tela de LCD tem resolução de 1.920 por 1.200 pixels, com uma densidade de 323 pontos por polegada (ppi). O iPad mini tem apenas 163 ppi. A câmera frontal, utilizada para videoconferências, tem 1,2 megapixel e conta com um sensor de alta qualidade, enquanto a traseira tem 5 megapixels.

De acordo com o brasileiro Hugo Barra, diretor de engenharia da plataforma Android, o produto é 50 gramas mais leve do que a versão anterior, e tem uma bateria com autonomia de 10 horas – contanto com a utilização de recursos de vídeo e navegação na web. Ele afirmou que a empresa vai lançar uma versão 4G, mas apenas para o mercado dos Estados Unidos. Um dos recursos citados pelo executivo foi o controle de usuários nativo do sistema, que garante aos pais e parentes maior controle sobre as atividades realizadas por seus filhos no aparelho.

Eletônicos: Compare preços e modelos de tablets

A versão de 16 GB chega à loja virtual do Google por 230 dólares, enquanto a de 32 Gb será vendida por 270 dólares. Ainda não há previsão para chegada do produto ao Brasil.