Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Falha em link internacional pode ter causado pane no Twitter

Problema atingiu usuários dos provedores brasileiros GVT e NET

A instabilidade que impossibilitou o acesso de muitos usuários ao Twitter, nesta quinta-feira, pode ter sido provocada por um erro de configuração em um link internacional de conexão à internet. A versão é defendida pelas empresas provedoras de acesso à web GVT e NET, por meio de comunicados oficiais.

“A GVT detectou restrição ao acesso ao Twitter e alguns outros serviços de redes sociais hospedados em vários pontos ao redor do mundo durante aproximadamente 12 horas”, informou a companhia de telecomunicações por e-mail. “Detectamos um erro de configuração em um link internacional de conexão com a internet, utilizado pela empresa e também por outras operadoras brasileiras. Essa ocorrência prejudicou temporariamente o acesso à rede social Twitter”, escreveu a NET. A Telefônica disse não ter identificado problemas de acesso ao Twitter.

Os links internacionais são fundamentais para o acesso de usuários brasileiros a serviços hospedados fora do Brasil, caso do Twitter. A operação é realizada por provedores no exterior, como Global Crossing, AT&T, TIWS, Sprint e TeliaSonera, que acessam os servidores que hospedam aqueles sites a partir de contrato com operadoras brasileiras.

Para sanar a falha atribuída ao link internacional, as operadoras brasileiras desviaram parte de seus usuários a outras redes que não apresentavam defeito. Essa seria a explicação para o fato de grupos de usuários conseguirem acesso ao Twitter, enquanto outros não tinham conexão.

O Twitter foi informado sobre a pane brasileira, mas não se posicionou oficialmente sobre o assunto.