Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook prepara aplicativo que vai permitir anonimato

Novo serviço está em desenvolvimento desde o ano passado e deverá concorrer com Secret

O Facebook deve lançar, nas próximas semanas, um novo serviço que permitirá o anonimato de seus usuários. De acordo com o jornal The New York Times, a equipe da rede social trabalha em um aplicativo independente que vai investir em uma estratégia contrária a que a rede social mais popular do mundo, com mais de 1,3 bilhão de cadastrados, adota ao exigir que as pessoas usem seus nomes reais em seus perfis na rede social.

Leia também:

Drag queens querem usar ‘nome social’ no Facebook

Secret vai bloquear posts que contenham nomes de pessoas

Com o novo app, porém, a empresa pode explorar uma alternativa. Segundo o jornal, o projeto é liderado por Josh Miller, gerente de produto que entrou no Facebook após a aquisição da startup Branch, focada em grupos pequenos de discussão on-line. O novo app, segundo fontes próximas à empresa, estaria em desenvolvimento desde o ano passado. A ideia é permitir que as pessoas possam discutir qualquer tema na internet sem expor sua identidade.

Ainda não está claro que tipo de recursos o novo app pode oferecer, como o compartilhamento de fotos. Com o novo app, o Facebook deve concorrer com outras plataformas populares que permitem o anonimato, como o site Reddit e o aplicativo Secret. Este último chegou a ficar entre os apps mais baixados no Brasil, mas acabou sendo bloqueado pela Justiça, como forma de coibir ofensas a terceiros.

Nas últimas semanas, o Facebook enfrentou protestos da comunidade drag queen em San Francisco, na Califórnia, que exigiam o direito de usar seus ‘nomes sociais’ em vez dos nomes reais ao utilizar a rede social. Após executivos da empresa se reunirem com os manifestantes, o Facebook abriu uma exceção para permitir que gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros utilizem os nomes que adotaram em vez dos reais ao se cadastrar no serviço.