Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enfim, Google apresenta seu tablet, o Nexus 7

Anúncio é feito na I/O Conference, que acontece em São Francisco. Gigante de buscas também apresenta sistema Android 4.1

A partir desta quarta-feira, o Google realiza a I/O Conference, conferência anual que promete revelar as principais novidades da empresa para 2012. Cerca de 5.500 desenvolvedores já estão em São Francisco, na Califórnia, para ouvir os planos da companhia para a plataforma móvel Android, a rede social Google+, além do serviço de mapas Google Maps. Como era esperado, o gigante de buscas apresentou o seu tablet, o Nexus 7, aparelho de 7 polegadas fabricado pela Asus com a mais nova versão do sistema operacional da companhia, o Android 4.1, conhecido como Jelly Bean. Confira a seguir, em tempo real, as novidades da empresa.

Leia mais:

Assista ao vídeo de apresentação do tablet Nexus 7

As novidades da Apple anunciadas na WWDC

Surface, conheça o tablet da Microsoft

13h40: O brasileiro Hugo Barra, diretor de produtos mobile da empresa, sobe ao palco para iniciar o evento. Um vídeo do Google exibe números do Android, sistema operacional para dispositivos móveis. Foram feitas 400.000 ativações diárias em 2011. Em 2012, são 1 milhão de ativações ao dia.

13h43: Como esperado, o Google apresenta a mais nova versão do seus sistema operacional para dispositivos móveis, Android 4.1, conhecido como Jelly Bean.

13h51: Com a nova versão do sistema operacional, qualquer aplicativo é redimensionado automaticamente na tela inicial do dispositivo móvel (tablet ou smartphone). Haverá também o recurso de comando de voz para digitação de textos. Inicialmente, a ferramenta só estará disponível em inglês, mas segundo Barra, o Google já trabalha na versão de outros 18 idiomas.

13h55: A partir de gestos especiais e alertas de áudio, usuários cegos terão condições de utilizar, de modo mais simples e prático, aparelhos que usem o sistema Android 4.1. O novo sistema operacional possui também suporte a braile.

13h58: O Android 4.1 vai oferecer mais funções às câmeras de tablets e smartphones, como a integração direta com o Google+, rede social do Google gigante de buscas.

14h03: O novo sistema operacional introduz melhorias também no serviço de notificações (avisos para o proprietário). A partir de agora, por exemplo, o usuário não precisará mais abrir um programa para compartilhar conteúdos, como informar aos amigos sua localização a partir do Foursquare. Os compartilhamentos poderão ser feitos na tela de notificações.

14h08: O Jelly Bean traz ainda o Google Now, sistema que reconhece a localização do usuário e utiliza os dados para sugerir rotas. Ele calcula, por exemplo, a distância e o tempo necessário de deslocamento entre a posição do usuário e um local específico, avisando-o no exato momento em que ele deve iniciar a viagem para chegar no destino na hora certa.

14h10: O Android 4.1 estará disponível em julho para os smartphones Galaxy Nexus e Nexus S e para o tablet Xoom a partir de julho.

14h12: Fim da apresentação sobre o Android. Agora, é a vez de serviços.

14h14: O primeiro produto a ser destacado é o Google Play, loja de aplicativos do Google, que oferece um acervo de 600.000 aplicativos e registra 20 bilhões de downloads de programas. O serviço já está disponível em 190 países.

14h19: O brasileiro Hugo Barra volta ao palco apresentando uma imagem do logo do Nexus. “Vocês adivinham o que é isso?”, pergunta.

14h20: Enfim, o anúncio mais esperado do dia. Em parceria com a Asus, o Google apresenta seu tablet, o Nexus 7. O dispositivo tem tela de alta definição de 1.280 x 800 pixels, considerada perfeita para leitura e também exibição de vídeos. A autonomia da bateria é de nove horas de uso ininterrupto. O gadget pesa somente 340 gramas.

14h28: O Nexus 7 é o primeiro dispositivo a adotar o Google Chrome como navegador de internet padrão. Serviços como YouTube e Google Maps foram totalmente reajustados para o Nexus 7.

14h34: Duas das informações mais aguardadas da apresentação: o preço e a data de lançamento do Nexus 7. O tablet do Google chegará aos mercados de Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha e Austrália. Nos Estados Unidos, ele sairá por 199 dólares.

14h38: Quem comprar o Nexus 7 ganhará um crédito de 25 dólares para a aquisição de aplicativos na Google Play.

14h39: Após apresentar seu novo tablet, o Google confirma outro boato: o lançamento da central multimídia Nexus Q. O aparelho pode ser conectado à TV e apresentar conteúdos armazenados na nuvem; o controle é feito por tablet ou smartphone com o sistema operacional Android.

14h42: A nova central multimídia do Google tem conexão Wi-Fi, Bluetooth, microUSB e foi projetado para ser hackeado: portanto qualquer desenvolvedor poderá usá-lo para produzir novos recursos e funcionalidades.

14h46: Disponível, por enquanto, apenas para o mercado americano, o Nexus Q sairá por 299 dólares.

14h49: Nova mudança de foco. A I/O passa a destacar a Google+, rede social do Google que completa um ano nesta quinta-feira. Quem sobe ao palco para falar do assunto é Vic Gundotra, responsável pelo serviço.

14h53: Gundotra é um entusiasta da rede: elogia o serviço e diz que ele tem potencial. Exemplo disso, segundo ele, é a realização frequente por parte de usuários de Hangouts, chat em vídeo que reúne até dez pessoas no Google+.

14h56: O engenheiro do Google revela que o maior desafio da rede social é móvel: “Já há mais pessoas usando o serviço a partir de dispositivos móveis do que em PC”, afirma. Isso justifica o próximo lançamento (tardio): um aplicativo do serviço para tablets.

14h58: Segundo Gundotra, a nova versão do Google+ para tablets facilitará o compartilhamento de imagens, além de destacar os Hangouts. O programa já está disponível gratuitamente no Google Play. Aos usuários de iPad, contudo, será necessário esperar um pouco mais.

15h07: Para a surpresa da plateia, Sergey Brin – um dos fundadores do Google – sobe ao palco. Está acompanhado de seu inseparável Google Glass, considerado pelo gigante de buscas o “óculos do futuro”. Lançando mão da tecnologia de realidade aumentada, os óculos oferecem ao usuário informações do ambiente e também dados provenientes da web. Os dados são exibidos em uma lente especial embutida nos óculos.

15h10: Sergey diz que fará uma demonstração ao vivo e arriscada. O público assiste ao vídeo transmitido ao vivo pelo Google+: um salto de paraquedas. Os realizadores do salto usam o Google Glass.

15h13: O salto dura quase três minutos. Tudo corre bem.

15h15: Em seguida, começa a transmissão de um rapel: os aventureiros participantes usam os óculos. Em seguida, ciclistas, também com o Google Glass, chegam ao palco onde é realizado o I/O, em São Francisco, na Califórnia.

15h20: Babak Parviz, um dos responsáveis pela criação do Google Glass, sobe ao palco para explicar as funções do dispositivo, que inclui display de vídeo, câmera, processador, armazenamento interno, microfones e alto-falantes.

15h23: Isabelle, chefe de design do Google Glass, também sobe ao palco para revelar a interface do produto. Segundo a profissional, o display dos óculos fica acima dos olhos: ele não obstrui, portanto, a visão do usuário.

15h29: O Google tenta convencer a plateia a abraçar o Google Glass: “Quando você tem uma câmera que está sempre com você, é possível capturar momentos que geralmente são perdidos. Muitos pais dizem ‘eu queria ter uma câmera para guardar este momento’. Com o Glass, você pode”, diz Babak Parviz.

15h35: Sergey Brin sobe novamente ao palco, desta vez para elogiar o Google Glass. “Este produto pode ajudá-los em qualquer atividade. É realmente fantástico”, diz. E, de modo surpreendente, Brin avisa que o óculos será colocado à venda, mas é indicado apenas a pessoas “realmente interessadas em ajudar a explorar o produto”. A venda se restringe a desenvolvedores dos Estados Unidos e começará a ser feita em 2013. O preço: 1.500 dólares.

15h42: O brasileiro Hugo Barra, diretor de produtos mobile da empresa, sobe novamente ao palco e, para delírio dos quase 6.000 desenvolvedores que acompanham in loco o evento, três produtos serão distribuídos gratuitamente a eles: o smartphone Samsung Galaxy, o tablet Nexus 7 e a central multimídia Nexus Q. Fim da conferência.

Assista a seguir ao vídeo de apresentação do tablet Nexus 7 (em inglês):

Leia mais:

As novidades da Apple anunciadas na WWDC

Surface, conheça o tablet da Microsoft