Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Debate na Globo bateu recorde de interações no Facebook

Ao todo foram 19,9 milhões de comentários, posts e compartilhamentos na rede social - praticamente o mesmo número de todos os debates do 1º turno somados

O debate presidencial com Aécio Neves e Dilma Rousseff, exibido na noite de sexta-feira pela Rede Globo, bateu recorde de interações no Facebook entre todos os debates das eleições deste ano. Ao todo, foram 19,9 milhões de comentários, posts e compartilhamentos. O número é praticamente o mesmo da soma das interações na rede social de todos os debates do primeiro turno juntos: 20 milhões.

No debate do primeiro turno na Globo, haviam sido registradas 12,9 milhões de interações, ou seja, quase a metade do vista na noite passada. Segundo o Facebook, nas três horas do confronto ( duas horas de exibição e mais uma hora posterior) foram registrados mais de 6,6 milhões de comentários por hora, ou 36,6 mil por minuto.

Leia mais:

Corrupção domina último debate entre Dilma e Aécio na TV

Melhor que a novela: os bastidores do debate na TV Globo

Considerando os dados desde o início da campanha eleitoral, em 6 de julho, foram geradas 594,4 milhões de interações no Facebook. O recorde anterior havia sido registrado durante as eleições indianas, realizadas no início de 2014, de 227 milhões. O volume brasileiro foi, porém, 2,6 vezes maior do que o registrado na Índia, que tem uma população seis vezes maior que a do Brasil e acumulou 227 milhões de interações durante a campanha deste ano.

O Brasil já havia batido o volume indiano no primeiro turno, quando somou 346 milhões de interações. Somente no segundo turno, período de 21 dias, foram geradas 248,4 milhões de interações na rede. Nos 91 dias de campanha do primeiro turno houve 3,8 milhões de interações diárias, contra 13 milhões no segundo (3,4 vezes maior).

Segundo levantamento feito pelo Facebook e pelo Social Bakers, nestas eleições, três em cada cinco eleitores brasileiros têm conta na rede social e metade dos brasileiros presentes na rede gerou algum tipo de interação sobre eleições durante a campanha.

Fãs – Na disputa por fãs na rede social, Aécio venceu. O candidato tucano já começou a campanha na frente, com 800.000 fãs, contra 508.500 da presidente. Na medição feita neste sábado, dia 25 de outubro, Aécio contava com 3.350.822 fãs, 4,1 vezes mais do que no início da campanha. Já a candidata à reeleição, fechou com 1.805.325 fãs, 3,5 vezes maior.