Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cor da bebida influencia na ressaca

Um estudo realizado pela universidade Brown, no estado de Rhode Island, nos Estados Unidos, afirmou que bebidas escuras, como o whisky ou bourbon, provocam ressaca mais sofrida do que bebidas claras, como a vodca ou gim.

Participaram da pesquisa 95 pessoas, entre 21 e 35 anos, que testaram um bourbon e uma vodca, ambos com a mesma graduação alcoólica. Segundo o levantamento, a vodca tem 37 vezes menos a quantidade de compostos químicos do que o bourbon, envelhecido em barris de carvalho. A bebida de origem russa passa por um processo de filtragem, para remover as impurezas.

“O bourbon faz com que as pessoas se sintam menos dispostas no dia seguinte”, confirmou o estudo. As pessoas que beberam o bourbon apresentaram sinais de ressaca mais acentuados que o grupo que testou a vodca.

Segundo os pesquisadores, a lentidão causada pela ressaca pode não influenciar nas atividades do dia a dia, mas a perda da atenção pode ser prejudicial em situações que exijam rápido reflexo, como dirigir um carro ou operar uma máquina.

Os resultados se referem à ingestão moderada de álcool. “Quem bebe demais sofrerá com a ressaca no dia seguinte, não importa a cor da bebida”, disse John Brick, autor do livro The Doctor’s Hangover Handbook.