Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Comic-Con: Brasil recebe feira geek em dezembro

Considerado o mais importante encontro nerd do mundo, evento reunirá fãs de games, cinema, séries de TV e quadrinhos no Centro de Exposições Imigrantes

Por Renata Honorato
25 jan 2014, 19h49

Agora é oficial. A Comic-Con, feira geek mais importante do mundo, realizada todos os anos em San Diego, na Califórnia – e em versões menores em outros estados americanos -, receberá uma edição brasileira. O evento, que acontece entre 4 e 7 de dezembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, é focado em games, cinema, séries de TV e quadrinhos, e deve reunir 60.000 visitantes ao longo de quatro dias. Os ingressos começam a ser vendidos a partir de abril. O preço ainda não foi divulgado.

Pierre Mantovani, presidente da Comic-Con Brasil e diretor-geral do site especializado em cultura pop Omelete, é quem está por trás da organização do evento, que conta ainda com outros dois investidores. “Nos Estados Unidos, a Comic-Con é a feira mais importante para os fãs de séries de TV, cinema, quadrinhos e games. A edição de San Diego, que é a mais tradicional, recebe todos os anos 150.000 pessoas. Os ingressos se esgotam em 30 minutos”, diz o executivo.

No Brasil, o evento se chamará Comic-Con Experience. “A ideia é trazer para o país a experiência de um evento americano. Já acontecem por aqui pequenos encontros de quadrinhos, mas nada é tão representativo como uma Comic-Con”, explica Mantovani. Para reproduzir em solo brasileiro o fenômeno que é a feira em San Diego, a organização vai apostar em convidados de peso. Tradicionalmente, é na Comic-Con que os entusiastas se encontram pessoalmente com os atores, diretores, produtores e cartunistas envolvidos nas produções. “Ainda não temos nomes confirmados, mas estamos em contato com a Disney, Marvel, DC, Paramount e Warner Bros., entre outros estúdios, para trazer essas personalidades para o Brasil”, diz o organizador.

Perfil do nerd brasileiro

Idade

17 a 28 anos – 59%

Estado civil

Solteiro – 80%

Continua após a publicidade

Super-herói e HQ predileto

Batman

Obra de ficção predileta

Star Wars

Continua após a publicidade

Marca predileta

Apple

Game predileto

FIFA

Continua após a publicidade

Série predileta

Game of Thrones

Saudade nerd

Friends

Continua após a publicidade

Fonte: Omelete

Consumo – Os visitantes da Comic-Con Experience não só vão poder assistir a palestras, participar de workshops e pedir autógrafos para seus ídolos, como vão ter à disposição muitas lojas com camisetas e outros badulaques inspirados em séries, jogos e filmes. “Trata-se de um evento de consumo. Escolhemos dezembro por causa das festas de final de ano. Este será o melhor Natal geek dos visitantes”, afirma o organizador.

Outra vantagem em realizar o evento no final do ano é poder adiantar para os participantes as novidades sobre as principais produções agendadas para 2015. De acordo com Mantovani, Star Wars: Episode VII, previsto para o próximo ano, e The Hobbit: There and Back Again, que estreia no final de dezembro, são títulos que certamente ganharão destaque no evento em razão da popularidade deles no país.

O organizador não divulga quanto está sendo investido no evento, até porque as cotas de patrocínio só começam a ser oferecidas a partir da próxima semana, mas afirma que trazer a Comic-Con para o Brasil era uma necessidade. “Olhamos o mercado e percebemos que os temas geeks passaram a ganhar espaço no país. Os Vingadores e Homem de Ferro entraram para a lista de maiores bilheterias no Brasil. O faturamento da Disney por aqui aumentou. Esse é o melhor momento!”, diz Mantovani.

Continua após a publicidade

Já foram confirmadas vinte empresas de colecionáveis (bonecos inspirados em super-heróis e personagens dos mais variados tamanhos) e artistas da DC Comics e Marvel, como Eddy Barrows e Greg Tocchini. Os convidados da área de cinema e televisão, como atores e diretores de filmes e séries, além de desenvolvedores de games, serão divulgados nos próximos meses.

História – A primeira edição da Comic-Con foi realizada em 1970, em San Diego, na Califórnia. Na época, um grupo de fãs de quadrinhos, cinema e ficção científica organizaram uma convenção de apenas um dia chamada San Diego’s Golden State Comic-Minicon. O evento reuniu 100 pessoas e tinha como convidados Forrest J Ackerman, colecionador de obras de ficção científica e autor de livros do gênero, e o cartunista Mike Royer.

Desde o início do projeto, os fundadores decidiram não incluir na feira apenas quadrinhos que eles gostavam, mas também outras obras que, segundo eles, mereciam reconhecimento. Entre esses trabalhos estavam filmes e livros de ficção científica e fantasia. O evento passou a ser chamado San Diego Comic-Con em 1973 e, em 1995, foi batizado Comic-Con International: San Diego.

Atualmente, a feira engloba outros pequenos eventos, que acontecem em paralelo ao encontro. É o caso, por exemplo, do Will Eisner Comic Industry Awards, o Oscar dos quadrinhos, e o Comics Arts Conference, um programa educacional e acadêmico que reúne estudantes, professores e críticos do setor para seminários e painéis. Na edição de 2013 passaram pela Comic-Con San Diego Neil Gaiman, Sandra Bullock, Vin Diesel e Robert Kirkman, criador do HQ The Walking Dead, que inspirou a série de TV de mesmo nome.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.