Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cientistas descobrem medidas do rosto perfeito

Pesquisadores da universidade de Toronto, no Canadá, acreditam ter descoberto as dimensões do rosto feminino mais atraente. Segundo o estudo, publicado no Vision Research, a chave da combinação ideal está nas medidas certas entre os olhos, boca e orelhas. A cantora canadense Shania Twain é uma das mulheres com o rosto mais perfeito, indicou o levantamento dos cientistas.

Os pesquisadores pediram para estudantes apontarem as características consideradas mais atraentes em fotos coloridas de faces femininas pré-estabelecidas. Usando o programa Photoshop, eles alteraram a distância vertical entre os olhos e a boca, e a distância horizontal entre os olhos em cada imagem. Em seguida, os resultados foram comparados com as fotos originais.

Após uma série de experimentos, os cientistas descobriram as medidas do que seria o rosto mais bonito e atraente. A distância entre os olhos femininos e a boca deve ser de apenas mais de um terço, ou 36%, da medida total do rosto, da raiz do cabelo ao queixo. Na largura, eles calcularam que o espaço entre as pupilas femininas deve ser um pouco menos da metade, ou 46%, da medida do rosto, de orelha a orelha.

Sem cirurgia – Os pesquisadores afirmaram que essas medidas correspondem a média das faces femininas e disseram que as mulheres que não possuem os traços perfeitos não necessitam recorrer a cirurgia plástica. Os cientistas afirmaram ainda que o corte de cabelo pode criar uma ilusão de ótica e tornar o rosto feminino mais atraente.

O professor Kang Lee, que liderou o estudo, disse que a atriz Angelina Jolie, uma das mulheres mais belas do mundo, não possui as medidas consideradas perfeitas pela pesquisa. O cientista ainda afirmou que a Shania Twain, de 44 anos, é quem detém os traços geométricos mais atraentes. O levantamento foi baseado em rostos de mulheres brancas e os pesquisadores afirmaram que as medidas não podem ser aplicadas a outros grupos étnicos.

Segundo o professor David Perrett, da universidade St Andrew, as dimensões físicas do rosto feminino dão muitas dicas sobre a saúde e a fertilidade das mulheres. Ele ainda afirmou que os homens tendem a se sentir atraídos por faces jovens, provavelmente por estarem diretamente ligadas à possibilidade de engravidar.