Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Blackberry secreto é revelado por engano pela Verizon

Operadora americana publica vídeo que apresenta smartphone inédito da RIM

Quem procurou, nesta manhã de terça-feira, pelo smartphone Blackberry Bold 9650 no site da operadora americana Verizon teve uma surpresa. O vídeo de divulgação incluído no site, em vez de falar desse modelo, apresentava outro Blackberry, ainda inédito, o Bold 9930. O aparelho traz várias novidades em relação à atual linha Blackberry, da RIM.

Quem primeiro apontou o vazamento do vídeo parece ter sido o site Crackberry, voltado para fanáticos pela marca. Até as 11h desta terça-feira, o vídeo ainda estava no site da Verizon. Também já havia sido republicado no YouTube por usuários (veja abaixo). Nele, um homem que se apresenta como Blake apresenta as principais características do futuro smartphone da RIM.

O Blackberry Bold 9330 deverá ser o aparelho mais fino entre os modelos da RIM. Ele combina o tradicional teclado QWERTY, presente na maioria dos smartphones da RIM, com uma tela sensível ao toque de 2,8 polegadas. O usuário habituado ao Blackberry pode continuar empregando o touchpad óptico para deslocar o cursor na tela e interagir com o aparelho.

Mas é também possível usar a própria tela para acionar os ícones e realizar outras ações, como no iPhone e nos smartphones com Android. Como mostra o vídeo da Verizon, o Bold 9330 aceita até movimentos de pinça para ajuste do zoom. Ele também traz uma câmera de 5 megapixels capaz de filmar em alta resolução, algo incomum nos sisudos aparelhos Blackberry.

Mais amigável – As novidades mostram, mais uma vez, que a RIM vem se esforçando para tornar seus smartphones mais amigáveis ao consumidor. Depois de anos atendendo basicamente ao departamento de TI das corporações, o Blackberry ganhou fama de ferramenta de uso estritamente corporativo, hostil ao usuário individual. Uma pesquisa recente mostrou que essa linha de smartphones já é menos desejada pelos americanos que os aparelhos com o Windows Phone, da Microsoft, que têm participação menor no mercado.

O Blackberry Bold 9330 é voltado para uso em redes celulares LTE de quarta geração. Como não há nenhuma em operação no Brasil, é improvável que ele chegue ao mercado brasileiro num futuro próximo – a menos que a RIM resolva produzi-lo também numa versão para redes 3G comuns.