Bitcoin: Como um engenheiro transformou R$ 70 em R$ 3 milhões

Dinheiro virtual avança na economia real, atrai investidores pelo mundo e bate recorde de valorização. O risco é ser apenas uma bolha especulativa

Em 2009, o engenheiro eletricista norueguês Kristoffer Koch entrou em contato com uma novidade: o bit­coin, moeda virtual que prometia retirar o poder das instituições financeiras sobre as transações econômicas. Decidiu aventurar-se e gastou pouco mais de 20 dólares para adquirir 5 000 bit­coins. Só voltou a se lembrar do assunto quatro anos mais tarde. Gastou um dia inteiro tentando relembrar sua senha e constatou que a aventura especulativa havia lhe rendido quase 890 000 dólares, o equivalente a 3 milhões de reais.

De julho de 2015 até hoje, o preço do bitcoin saltou de 260 dólares para 2 625. A febre especulativa já aportou no Brasil. Ainda que seu funcionamento siga incompreensível para a larga maioria da população, há cada vez mais pessoas que enxergam nos bitcoins a possibilidade de se tornar um novo Koch e obter excepcionais retornos financeiros. No entanto, muitos analistas financeiros alertam: trata-se de uma exuberância digital que faz lembrar o cenário da bolha da internet, que aconteceu na virada do século.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Veja, por favor, expliquem para esse Giovanni Magliano escritor da matéria que Engenheiro Elétrico e Engenheiro Eletricista são coisas totalmente distintas!! Não existe uma conferência nas matérias postadas?

    Curtir

  2. Como não existem regras (pois pouco se sabe sobre quem controla o sistema) nada impede que você compre um milhão de bitcoins e sua grana simplesmente suma. Vai chorar pra quem?

    Curtir

  3. Engenheiro “elétrico”: engenheiro que faz tudo rapidinho…pois é “elétrico”

    Curtir

  4. Mauricio Mozart

    cheiro de trambique….

    Curtir

  5. Parei de ler em engenheiro elétrico ….

    Curtir

  6. Quem tiver interesse em ganhar dinheiro com bitcoins, me chama no wpp (67) 9 9166-7273

    Curtir

  7. O engenheiro cheirou cocaina ou tomou MDMA, por isso ele está ELÉTRICO.

    Curtir