Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bill Gates: ‘Trabalhar com Steve Jobs foi uma honra insana’

Familiares, concorrentes e colegas lamentam morte do criador da Apple

“Para aqueles que, como nós, tiveram a sorte de trabalhar com Steve Jobs posso dizer: foi uma honra insana”. Foram essas as palavras escolhidas pelo maior concorrente do fundador da Apple, Bill Gates, para despedir-se do colega, que morreu nesta quarta-feira, vítima de um câncer no pâncreas. O co-fundador da Microsoft disse ainda: “O mundo raramente vê alguém capaz de causar o impacto profundo que Steve Jobs causou, os efeitos de seus atos serão sentidos por muitas gerações. Sentirei sua falta imensamente”.

Jobs, que transformou os hábitos de consumo de várias gerações com produtos como o iPod, o iPhone e o iPad, morreu um dia depois da Apple apresentar a nova versão do iPhone, o 4S. Para a Apple, agora presidida por Tim Cook, o mundo perdeu “um ser humano incrível”. “A Apple perdeu um gênio visionário e criativo, e o mundo, um ser humano incrível. Steve deixa para trás uma companhia que somente ele pôde erguer e seu espírito será para sempre a essência da Apple”, diz comunicado da corporação.

Brilhantismo – Em homenagem a Jobs, uma enorme foto em preto e branco dele passou a ocupar toda a tela do site oficial da Apple. Ao clicar nela, o seguinte texto: “Estamos profundamente tristes em anunciar que Steve Jobs morreu hoje. O brilhantismo, a paixão e a energia de Steve foram a fonte de incontáveis inovações que enriqueceram e melhoraram todas as nossas vidas. O mundo é incomensuravelmente melhor por causa de Steve. O maior amor de sua vida era por sua esposa, Laurene, e por sua família. Nossos corações estão com eles e com todos que foram tocados por seus dons extraordinários.”

A família de Jobs também se manifestou publicamente, mas pediu privacidade. “Ele morreu hoje, pacificamente, cercado por sua família… Nós sabemos que muitos de vocês sentirão a perda conosco, porém, pedimos respeito e privacidade durante esta hora de dor”. Além de agradecer as orações de todos aqueles que pediam a melhora de Jobs, familiares prometeram um website para os que quiserem prestar homenagens.

Sucessor – Logo após o anúncio de sua morte, mais ícones da internet e da informática prestaram-lhe homenagem. Cook lamentou a morte de seu antecessor e enviou pêsames à família. “Não há palavras que expressem adequadamente nossa tristeza com a morte de Steve nem nossa gratidão pela oportunidade de ter trabalhado com ele. Nós honraremos sua memória nos dedicando a dar continuidade ao trabalho que ele tanto amava”, afirmou em nota.

Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook, declarou: “Steve, obrigado por ser um mentor e um amigo. Obrigado por mostrar que o que você construiu pode mudar o mundo. Sentirei sua falta.”