Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Até 2015, usuários devem baixar 48 bilhões de aplicativos

Telas sensíveis ao toque impulsionam programas, diz estudo

O número de aplicativos baixados até 2015 deve chegar a 48 bilhões, aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira pela companhia americana de análise de mercado In-Stat. O documento estima que a demanda pelos programas é consequência da popularização dos dispositivos com telas sensíveis ao toque – como tablets e smartphones.

De acordo com a empresa, até o fim de 2011, cerca de 90% dos smartphones fabricados no mundo terão a tecnologia sensível ao toque presente em suas telas. Em sete anos, a estimativa é que esse número chegue a 100%.

A pesquisa também sugere que os usuários dos sistemas operacionais Android, do Google, e iOS, da Apple, tendem a fazer mais downloads de programas. Só a Apple disponibiliza em sua loja virtual cerca de 500.000 aplicativos, ante 350.000 do Google.

De acordo com a consultoria Forrester Research, o valor desse mercado deve chegar a 38 bilhões de dólares até 2015. Na última segunda-feira, Steve Jobs, presidente-executivo da Apple, afirmou que a empresa pagou cerca de 2,5 bilhões de dólares aos desenvolvedores independentes de programas que criam atrações para os dispositivos da marca.

Leia Também:

Aplicativos para celular e tablet animam mercado bilionário