Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Apps ajudam usuários a fazer o ‘selfie’ perfeito

Programas corrigem imperfeições da pele, suavizam olheiras e clareiam dentes

Reprodução

Reprodução (VEJA)

Sair bem na foto é para poucos. Foi por isso que diversos desenvolvedores criaram aplicativos capazes de ajudar o usuário na hora de fazer um selfie. Os programas, alguns gratuitos e outros pagos, corrigem imperfeições da pele, olheiras, fios brancos e dentes amarelados. A última novidade entre os aplicativos para selfie é o French Girls, que dá à comunidade a autonomia de recriar autorretratos.

Leia também:

‘Selfie’ é nova maneira de expressão. E autopromoção

O nome do aplicativo foi tirado de uma cena do filme Titanic em que Rose (Kate Winslet) pede a Jack (Leonardo Di Caprio) que faça um retrato seu. No filme, a personagem diz: “Eu quero que você me desenhe como uma de suas garotas francesas”. E de fato uma busca pelo termo “french girls draw” (desenho de garotas francesas) no Google resulta em inúmeras adaptações engraçadas da cena.

Reprodução

Reprodução (VEJA)

Foi assim que nasceu o app, cujo número de downloads já superou a marca de 1 milhão. Em entrevista à rede de TV americana CNN, o fundador do French Girls, Adam Ceresko, de 29 anos, disse estar surpreso com a repercussão: “Nos últimos dias, o crescimento no número de usuários do aplicativo tem sido incrível.” O programa foi lançado oficialmente há um ano, mas sua popularidade veio à tona depois que versões de selfies criadas a partir do app foram compartilhadas no fórum Reddit, onde geralmente nascem os memes de maior sucesso na internet.

No French Girls, o usuário tira um selfie e o compartilha de forma anônima em uma rede social do aplicativo. Outros usuários criam adaptações daquela imagem, também anonimamente, e enviam o resultado para o autor. As fotos mais curtidas são disponibilizadas em um ranking, que pode ser acessado através do site do aplicativo. O French Girls é gratuito e, por ora, só está disponível para iPhone.

http://www.youtube.com/embed/vVyOrmQz69Q
CamMe

O diferencial do aplicativo CamMe está na possibilidade de acionar o disparo da foto sem precisar tocar na tela do smartphone. Para fazer um selfie, basta que o usuário simule um gesto pré-programado (levantar a mão e fechar o punho, por exemplo) a até cinco metros de distância. Acionada a câmera, a pessoa tem três segundos para se preparar antes que a foto seja tirada pelo aparelho.

App Store: Gratuito

Divulgação

Divulgação (VEJA)


http://www.youtube.com/embed/dhLk7R6YVgM?list=UUYpM3hIR1wAYZl43K9eOpgQ
Perfect365

O aplicativo Perfect365 simula a aplicação de maquiagem. Com a ajuda do programa, o usuário pode testar diferentes tons de batom, sombra ou blush. O app possui algumas combinações pré-definidas para quem não quiser perder tempo aplicando um item por vez. Basta escolher uma foto salva no celular e dar início à edição. O programa traz ainda ferramentas para suavizar a pele, remover manchas ou clarear os dentes.

Google Play: Gratuito
App Store: Gratuito

Divulgação

Divulgação (VEJA)


http://www.youtube.com/embed/xOsHWBnhEkI
Facetune

O Facetune é um aplicativo para corrigir imperfeições, como manchas no rosto, descoloração dos dentes ou ainda pintinhas escuras na pele. Ele permite que o usuário mude a cor dos olhos ou utilize filtros para dar um tom artístico à fotografia. O app enfatiza sorrisos, rejuvenesce a pele, escurece cabelos brancos e até suaviza as linhas do rosto.

App Store: US$ 2,99
Google Play: R$ 6,66