Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Amazon apresenta seu tablet Kindle Fire, rival do iPad

Por Por Charlotte Raab
28 set 2011, 15h10

A Amazon, a livraria on-line fabricante do popular leitor de livros eletrônicos Kindle, apresentou nesta quarta-feira, em Nova York, seu primeiro tablet, o Kindle Fire, que estará à venda em meados de novembro a 199 dólares, em aberta concorrência com o iPad da Apple, líder do mercado.

O Kindle Fire, que tem uma tela de 17 cm, menor que a do iPad, de 24 cm, custará 199 dólares, menos da metade do iPad, e estará disponível no dia 15 de novembro, anunciou o gigante americano de vendas varejistas on-line durante o lançamento do aparelho em Manhattan.

O novo tablet conta com conexão Wi-Fi e funciona com o sistema operacional Android do Google. Não tem câmera, como muitos outros tablets, entre eles o mais recente iPad.

Na apresentação do novo tablet à imprensa, o fundador e diretor-executivo da Amazon, Jeff Bezos, disse que o Kindle Fire conta com um novo navegador web, o Amazon Silk.

Segundo os analistas de tecnologia, o tablet da Amazon pode provocar uma grande concorrência em relação à Apple no mercado dos tablets touch-screen.

“Mais do que qualquer outro tablet de apresentação recente, a entrada da Amazon sacode o mercado”, disse o analista de tecnologia independente Carmi Levy à AFP.

Continua após a publicidade

“Diferentemente dos fabricantes de hardware que não têm nem os fundos, nem a determinação para enfrentar a Apple em uma guerra prolongada por um pedaço do mercado, a Amazon tem os recursos e a vontade de se manter na competição o quanto for necessário”, disse.

De acordo com a empresa de pesquisa sobre tecnologia Gartner, o iPad representará 68,7% dos 69,7 milhões de tablets vendidos neste ano e continuará sendo o aparelho de maior venda nos próximos anos.

A 199 dólares, o Kindle Fire da Amazon será muito mais barato que o iPad da Apple, cujo modelo básico custa 499 dólares.

Com seu Kidle Fire, a companhia com sede em Seattle espera levar os compradores do tablet a sua loja on-line, que conta com livros, música, filmes, programas de tv e jogos para o novo aparelho.

“Nos últimos anos, os clientes da Amazon se acostumaram a comprar livros e outros conteúdos publicados com apenas um clique através do Kindle”, disse Levy.

Continua após a publicidade

“O objetivo (da Amazon) é impulsionar o quanto for possível o negócio em direção e através de sua presença como distribuidor varejista on-line”, disse. “A Amazon não tem a necessidade de maximizar as receitas com cada tablet vendido”.

“Assumirá menores margens – ou inclusive perdas por unidade – se isso significar colocar mais tablets da Amazon nas mãos dos consumidores antes da grande temporada de compras de Natal”, disse o analista.

Bezos afirmou no lançamento que os proprietários do Kindle Fire terão acesso a 11 mil filmes e programas de televisão e a 17 milhões de músicas da Amazon.com.

A empresa de pesquisa em tecnologia Forrester prevê que a Amazon venderá de três a cinco milhões de tablets apenas no quarto trimestre.

A Apple vendeu 9,25 milhões de iPads no último trimestre e cerca de 30 milhões de unidades desde o lançamento do aparelho, em abril do ano passado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.