Youtuber americano fala sobre depressão e transtorno bipolar

Yousef Erakat, famoso por fazer as pessoas rirem com seus vídeos publicados no YouTube, decidiu criar um vlog para falar de seu sofrimento

O jovem americano de origem palestina Yousef Erakat tem mais de 9 milhões de assinantes em seu canal fouseyTUBE, no YouTube e é famoso por seus vídeos engraçadíssimos. Mas seus  fãs não imaginam ou não imaginavam as angústias que ele enfrenta em sua vida particular. O “youtuber” de 26 anos tem depressão e transtorno bipolar e diariamente precisa lutar contra essas duas condições. Por isso, em 2015, ele decidiu criar um novo canal chamado DOSEofFOUSEY para contar um pouco dessa luta.

O transtorno bipolar é um condição que, se não tratada,  pode ser extremamente séria. Ela consiste em mudanças extremas de humor e pode variar entre uma felicidade absurda, quase maníaca, até a mais profunda das depressões. O tratamento é feito com terapia e medicamentos.

O jovem, que é o caçula de quatro irmão e seus pais são imigrantes palestinos nos Estados Unidos. Ele cresceu em um lar repleto de amor e com uma família muito presente. Segundo a rede americana CNN, Yousef notou seus problemas quando cursava teatro na Universidade San Jose State, nos Estados Unidos.

Yousef percebeu que às sextas-feiras, quando todos os seus colegas estavam indo a festas, bebendo e se divertindo, ele estava fechado no quarto chorando e escrevendo poemas. “Eu estava tão ansioso para tentar me consertar. Eu corri para os médicos e comecei a tomar remédio pensando que seria uma solução rápida. Levei anos para entender que a verdadeira jornada iria acontecer dentro de mim.”, disse.

Ao mesmo tempo ele estava desesperadamente atrás de uma forma de ser notado pela indústria de Hollywood. “Fui falar com a diretora da universidade e disse a ela que iria criar um canal no YouTube. Ela me disse que essa era a pior decisão que eu poderia tomar para a minha carreira como ator porque nenhum diretor de Hollywood me levaria a sério”, contou Yousef.

Leia também:
Ioga pode reduzir ansiedade em pessoas com transtorno bipolar
8 sinais de que você pode estar com depressão

Fama

Felizmente, ela estava errada. Em apenas cinco anos, o canal de Yousef tem mais de 9 milhões de assinantes. “Quando eu criei o canal em 2011 eu encenava como era viver em uma família de origem do Oriente Médio. Eu me vestia como minha mãe, meu pai, meu irmão, minha avó, minha irmã. E a ideia surgiu da minha infância.Eu literalmente envolvia cada pequena coisa que eu vi em reuniões familiares, em casamentos, e trouxe de volta a vida em um vídeo no YouTube”, disse ele.

Depressão

No entanto, conforme a popularidade de Yousef aumentava, sua depressão também piorava. Então, em 2015, ele decidiu que era hora de ser honesto com sua audiência e com ele mesmo. Foi quando ele decidiu criar o canal
DOSEofFOUSEY e relatar sobre sua luta particular. “Eu decidi me abrir completamente e falar sobre os problemas que eu estava enfrentando e, surpreendentemente, foi a melhor decisão que eu tomei na minha carreira”, disse.

O jovem também descreveu sua transformação física. “Eu acordei e eu pesava 107 kg. Eu estava infeliz com a minha aparência. Eu vivia comendo junk food. Eu estava infeliz com a forma como eu me sentia por dentro. Eu estava vivendo com depressão e transtorno bipolar.”, relembra.

Reviravolta

Foi quando ele decidiu mudar. Yousef entrou em uma reabilitação, começou um programa de exercícios de 90 dias e perdeu cerca de 22 kg – sua melhor forma a vida toda. “Eu estava malhando, ouvindo e vendo vídeos motivacionais. Eu estava me enchendo de aspirações e filosofias para uma vida positiva. Eu comecei a acordar cedo. Estava me forçando a fazer coisas que eu não queria fazer”, conta, lembrando que essa luta contra a depressão estará com ele para o resto da vida.  Mas, agora, ele está vencendo.

“Só porque você tem um transtorno mental, isso não significa que você está limitado no seu sucesso na vida. Isso não significa que você está restrito em receber as bênçãos da vida. Portanto, não se renda. Você pode passar por isso “, disse ele.

O americano, nativo da Califórnia, recentemente estrelou uma série zombie de terror chamada “YouTube Red’s Fight of the Living Dead” e em breve estreará na sére “Boo! A Madea Halloween”.  “Eu sou a prova de que nada pode te parar”, finaliza.