Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vinhos mais ‘fracos’ podem diminuir o risco de câncer

Beber diariamente uma taça de vinho com menor teor alcoólico pode diminuir as chances de desenvolver alguns tipo de câncer. A notícia foi divulgada pela organização World Cancer Research Fund, que informou que, quando se troca o vinho com 14% de teor alcoólico por um com 10%, a probabilidade de um câncer diminui de forma significativa.

O cálculo foi feito com base em dados de 2007 e concluiu que, se uma pessoa bebe cerca de 250 ml de vinho por dia, ela pode diminuir em até 7% as chances de desenvolver câncer caso consuma um vinho com menor teor alcoólico. Os cientistas responsáveis pela pesquisa ressaltam que os resultados se referem apenas ao câncer de intestino, mas afirmam que não existe nenhum motivo para acreditar que o benefício seria observado em outros tipos de câncer.

No entanto, os médicos alertam que o consumo dos vinhos mais fracos deve ser moderada, já que uma dose maior que a recomendada – uma dose diária para mulheres e duas para os homens – pode ter o efeito inverso e aumentar os riscos de câncer. Os pesquisadores garantem que para evitar a doença o bom mesmo é não consumir bebidas alcoólicas.

Os autores da pesquisa lembram, porém, que beber álcool de forma moderada é parte da vida social de muitas pessoas. Assim, as bebidas – tanto o vinho como a cerveja – com menos teor alcoólico podem ser a solução. Por isso, o World Cancer Reasearch Fund pede agora que os fabricantes dêem mais atenção a esses produtos, que ainda não são encontrados tão facilmente.