Vegetais de folha escura reduzem o risco de diabetes

Brocólis, espinafre e couve devem ser consumidos todos os dias

“Nós já sabemos que os benefícios no consumo de vegetais para a saúde são inúmeros. Mas, pela primeira vez, conseguimos encontrar uma relação entre vegetais de folhas escuras”

Comer vegetais de folha escura, como brócolis, couve e espinafre, ao menos uma vez por dia pode reduzir os riscos de desenvolver diabetes tipo 2. De acordo com pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra, esses alimentos são ricos em antioxidantes e magnésio, substâncias diretamente responsáveis por baixar os níveis de glicose no sangue.

O estudo não conseguiu provar, no entanto, que aumentar o consumo de vegetais e frutas em geral traz melhoras significativas na prevenção de diabetes. O uso de suplementos alimentares também não se mostrou eficiente. Mas, os pesquisadores acreditam, baseados em estudos prévios, que frutas e vegetais são importantes na dieta alimentar para a prevenção de outros males, como as doenças cardíacas.

Na Inglaterra, as recomendações são de cinco porções diárias de frutas e vegetais por dia – cada uma com 80 gramas. “Nós já sabemos que os benefícios no consumo de vegetais para a saúde são inúmeros. Mas, pela primeira vez, conseguimos encontrar uma relação entre vegetais de folhas escuras e uma redução no risco de desenvolver diabetes tipo 2”, enfatiza o médico Iain Frame, um dos responsáveis pelo estudo.

Diabetes – A doença metabólica é caracterizada por um aumento anormal de açúcar (glicose) no sangue. Quando não tratada adequadamente pode resultar em complicações como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais, lesões de difícil cicatrização e até mesmo amputações.