Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vaticano proíbe hóstias sem glúten

Segundo a carta oficial, a completa retirada da proteína presente na farinha tornaria a comunhão inválida

No último sábado, o Vaticano determinou que a farinha utilizada para a fabricação de hóstias não deve ser livre de glúten. De acordo com o documento, as regras são necessárias pois, atualmente, as hóstias podem ser adquiridas em supermercados e pela internet, o que pode gerar dúvidas sobre sua procedência.

Veja também

Hóstia inválida

O cardeal Robert Sarah informou a determinação a pedido do Papa Francisco por meio de uma carta dirigida a todos os bispos. Conforme o texto, a adição de outros produtos, como frutas, açúcar e mel, para a Igreja Católica, é considerada  “abuso grave” e torna inválida a comunhão.

Na tradição católica, na comunhão, o pão e o vinho se convertem no corpo de Cristo, mas essa transformação só ocorreria com produtos feitos de acordo com as regras eclesiásticas. Ou seja, a partir do pão sem levedura, feito apenas de farinha, e do vinho puro e íntegro, conservado e feito unicamente da uva, sem a mistura de outras substâncias.

Celíacos

Segundo o comunicado do Vaticano, para a eucaristia daqueles com intolerância à proteína, o glúten pode ser reduzido na hóstia, desde que não seja necessária a adição de outros ingredientes, respeitando as normas católicas que prevê que outros cereais só são permitidos em proporções mínimas.

Transgênicos

No entanto, a carta oficial diz que “a eucaristia preparada com organismos geneticamente modificados pode ser considerada válida”. Dessa forma, a Igreja não se opõe a ingredientes transgênicos na fabricação das hóstias.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Antonio Soares

    SANTA IGNORÂNCIA!

    Curtir

  2. roberto ferro

    Eo vinho nao tem levedura ? Quem transformam o açucar da uva em alcool ?

    Curtir

  3. roberto ferro

    E transgenicos pode….precisam estudar mais esses caras.

    Curtir

  4. Felizmente tenho minha cabeça livre de qualquer religião, amém.

    Curtir

  5. Ah, então o maior mistério da Católica foi revelado. É o glúten por trás da santificação. Bom a Terra já foi chata e o Sol girava em torno dela. Legal, né?

    Curtir

  6. hildo molina

    vtc

    Curtir

  7. Antonio Carlos Peludo

    Faço minhas a escrita de Ronald só retiro o AMÉM (
    concordância incondicional; aprovação, consentimento, anuência.)

    Curtir

  8. VERDE e AMARELO

    A Igreja católica foi infiltrada por comunistas, que usam padres para enganar fiéis e colher assinaturas para a CONSTITUINTE DO PT, que eles chamam de reforma politica, até o PAPA não passa de um comunista travestido e a CNBB dispensa comentários, deveria ser chamada de KGB!

    Curtir

  9. Chegamos à conclusão que celíacos são coisa do capeta!!!!

    Curtir