Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Subir na balança diariamente pode ajudar na dieta

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, mostrou que se pesar todos os dias e acompanhar os resultados pode ajudar a manter o peso após emagrecer -- principalmente entre os homens

Subir na balança todos os dias e acompanhar os resultados pode ajudar a emagrecer e a manter o novo peso. É o que diz uma nova pesquisa publicada na revista científica Journal of Obesity.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, acompanhou 162 pacientes durante dois anos. No primeiro ano, os participantes deveriam perder 10% do peso inicial, utilizando qualquer estratégia ou dieta que escolhessem. A única recomendação foi que os indivíduos se pesassem todos os dias pela manhã e anotassem o peso em uma tabela. No ano seguinte, o desafio seria manter o peso perdido.

Os resultados mostram que as pessoas que perderam peso no primeiro ano do programa conseguiram mantê-lo durante o segundo ano. Os achados são importantes porque estudos prévios já mostraram que cerca de 40% da perda de peso com qualquer dieta é recuperada no ano seguinte. Ao final de cinco anos, esse número sobe para quase 100%.

Leia também:

Atividade física é menos importante do que dieta para emagrecer

Ciência revela quais dietas são mais eficazes para perder peso

Os pesquisadores também observaram uma diferença significativa entre homens e mulheres. De acordo com o estudo, ambos conseguiram perder peso, mas o desempenho das mulheres foi bem inferior ao dos homens. “Parece que essa estratégia funciona melhor para homens do que mulheres. Mas ainda não sabemos as razões disso”, disse David Levitsky, professor da Universidade Cornell e principal autor do estudo.

De acordo com as conclusões do estudo, subir na balança todos os dias é uma estratégia que funciona como reforço para manter o peso perdido, influenciando atitudes como comer menos e fazer atividades físicas.

(Da redação)