Seu parceiro é estressado? Cuidado, isso lhe fará engordar

De acordo com um novo estudo, um parceiro estressado pode ser o responsável pelos quilos extra, principalmente no caso das mulheres

O stress já é um fator de risco conhecido para a obesidade, mas agora cientistas sugerem que um alto nível de stress não afeta só a pessoa, mas também quem está ao seu lado. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Journals of Gerontoloy: Social Sciences, um parceiro estressado pode pode ter um efeito desastroso sobre a sua cintura, principalmente se você for mulher. 

No estudo, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, acompanharam por quatro anos 2.042 pessoas com mais de 50 anos, que estavam em um relacionamento há, em média, 34 anos. A análise se concentrou na maneira como o stress crônico – aquele que dura no mínimo um ano entre outras – de um parceiro pode afetar os hábitos alimentares de outro. 

Enquanto algumas pessoas reagem ao stress perdendo a fome, outras exageram na comida. O estudo em questão concluiu que o estado emocional de um parceiro influencia muito nos hábitos alimentares do cônjuge, principalmente nas mulheres. Os resultados mostraram que, no início da pesquisa, 59% dos homens e 64% das mulheres estavam em risco para a obesidade. Ao final do período de acompanhamento, 70% das mulheres que tinham maridos estressados apresentaram maior risco de desenvolver doenças relacionadas ao sobrepeso. No caso dos homens, a proporção subiu para 66%.

Leia também:
Mulheres engordam mais após o casamento, homens após o divórcio
Stress dos pais é fator de risco para obesidade entre os filhos

“O casamento tem influências poderosas sobre a saúde. O stress do parceiro, e não do indivíduo, foi associado ao aumento da circunferência da cintura. Este efeito foi ainda mais forte em relações conjugais específicas.”, disse Kira Birditt, principal autora do estudo. 

Segundo ela, é mais difícil para os maridos considerarem uma qualidade marital negativa, portanto, quando isso acontece esses sentimentos negativos podem ser menos esperados e mais prejudiciais. as mulheres, por outro lado, tendem a relatar maiores níveis de insatisfação com o casamento.

Embora o estudo não aborde o que fazer para diminuir o stress, pesquisas anteriores sugerem que os casais lidem com o stress juntos, e que as metas criadas por um casal podem ser mais eficazes do que as metas criadas individualmente. Os pesquisadores acreditam também que os efeitos do stress no peso são semelhantes em casais mais jovens, no entanto, isso não é visto com tanta clareza porque os riscos do sobrepeso tornam-se mais evidentes com o passar da idade.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Micky Oliver

    Engordar? Se não apanhar dele já tá de bom tamanho!

    Curtir

  2. Francisco Fagundes

    Piada de mau gosto, engorda por quê enche a pança e não está nem aí para qualidade ou quantidade de alimento, coitado dos maridos.

    Curtir