Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rádio na web quer interagir com humor do ouvinte

Uma rádio virtual capaz de influenciar o humor dos ouvintes. Essa é a proposta da Rádio Interativa Sourcetone (só pode ser utilizada nos Estados Unidos), site experimental que pretende provocar sensações específicas em quem o acessa. Um exemplo: se um internauta seleciona a opção “felicidade”, as músicas reproduzidas a seguir deverão seguir o padrão daquele sentimento. Com a ajuda dos pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a Sourcetone se propõe a estudar como a música é capaz de influenciar as reações e emoções dos seres humanos. Entenda o processo segundo a explicação do diretor de marketing da empresa, Luis Araten-Castillo.

Na prática, como funciona na prática o site Sourcetone?

Nosso site beta oferece uma ferramenta de humor, chamada Roda Emotiva. Essa roda gráfica permite que os usuários selecionem um dos vinte estados emocionais em que gostariam de se encontrar, como “feliz”, “calmo”, “agressivo” etc. Então, uma música relacionada àquele sentimento começa a tocar. É, em seguida, permitido aos ouvintes interagir, atribuindo às canções sua própria avaliação, dizendo que sentimentos elas despertam. Esse processo interativo permite que a Sourcetone aprenda mais sobre as necessidades emocionais e gostos de cada um. Ao combinar essa ferramenta com as pesquisas que temos realizado com a Universidade de Harvard, somos capazes de levantar o ânimo dos ouvintes que estão se sentindo para baixo, acalmar ouvintes que estão se sentindo estressados, e energizar ouvintes que estão se sentindo preguiçosos.

Existe algum estudo que comprova que isso realmente funciona?

Nosso atual site é utilizado para implementar as pesquisas sobre humor que conduzimos. Um teste independente realizado recentemente indicou que 71% dos participantes sentiram-se felizes depois de escolher a opção de “música feliz”; 85% disseram estar mais relaxados após optarem pela trilha sonora “relaxante”. Há uma série de estudos que ligam o humor a condições médicas. O Sourcetone se baseia nessa relação, oferecendo um serviço que pode melhorar humor como uma forma de influenciar outras condições, como o stress, a pressão arterial elevada, irritabilidade, letargia, bem como episódios de depressão e ansiedade.

Existe alguma posologia? Por exemplo: deve-se ouvir um determinado número de músicas para obter o efeito desejado?

Isso varia de pessoa para pessoa. Alguns dos nossos estudos indicaram que o intervalo que uma pessoa leva para estabelecer uma resposta emocional a uma determinada música é pequeno, geralmente em questão de segundos.

Qualquer estilo de música pode provocar esses benefícios ou há algum tipo específico?

Todos os estilos de música podem ser benéficos de uma maneira ou de outra. A música tem efeitos pessoais e tão subjetivos que uma determinada peça clássica de Mozart pode ser relaxante para um ouvinte ou deprimente para outro. Uma faixa de hip hop de Jay Z pode ser alegre para um ouvinte e agressiva para outro. A capacidade de atribuir uma emoção a cada faixa através da Roda Emotiva é o que permite que às nossas playlists se tornem adequadas para cada ouvinte.

Quem escolhe as músicas?

Nosso presidente, Malcolm Goodman, é o principal responsável pela escolha das músicas. Ele é muito cuidadoso ao escolher música para todos os gêneros. As canções devem conter profundidade, emoção e a qualidade. Um subconjunto da nossa biblioteca musical é composto por músicas que foram testadas por suas qualidades emocionais e efeitos neurais na Escola de Medicina de Harvard. Muitas outras faixas foram recomendadas pela nossa equipe de compositores. Cada canção foi classificada com base em dados recolhidos a partir de investigações realizadas em testes e pesquisas.

O site ainda é uma versão de teste. Haverá algum tipo de mudança?

Com os avanços das pesquisas, vamos começar a introduzir uma versão mais avançada. Ela irá abordar as condições mais específicas, como ansiedade, memória, dor, concentração, atenção e humor.

Como foi o começo de tudo?

A Rádio Interativa Sourcetone foi fundada por Malcolm Goodman e pelo psicólogo Jeff Berger, em 2004. Goodman, o presidente da rádio, possui uma longa história na música e passou a se interessar por seus efeitos terapêuticos. As doações da Sourcetone para as áreas integradas de Som Digital/Música, Comportamento Humano e Função Cerebral da Universidade de Harvard foi responsável por reunir a equipe de pesquisa da Sourcetone com os pesquisadores da Escola de Medicina da universidade. Desde então, nós passamos a estudar ao lado de Harvard os efeitos da música em vários aspectos da condição humana.

(Natalia Cuminale)