Maços de cigarro deverão ter mensagens mais duras

"Você perde a liberdade" e "você morre de câncer de pulmão e enfisema" são algumas das novas mensagens propostas pela Anvisa

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) encaminhou para consulta pública (quando a população, empresas e organizações opinam sobre um assunto), novas propostas para a venda do cigarros e alteração das imagens nas embalagens de maços. As mensagens estampadas nos maços deverão ficar mais duras. “Você brocha e fica impotente”, “Você morre de câncer de pulmão e enfisema”, “Você perde a liberdade” e “Você afasta pessoas consumindo este produto” são algumas das frases propostas. De acordo com o Programa de Boas Práticas Regulatórias da Anvisa, as imagens de advertência têm papel fundamental na conscientização sobre o fumo. Há nove anos as imagens não são trocadas.

As novas regras poderão afetar também os pontos de venda, sendo proibido qualquer tipo de destaque aos expositores dos cigarros. Além disso, os maços não poderão ficar próximos de alimentos e produtos para o público infantil. Logo após a divulgação da consulta, a empresa Souza Cruz, fabricante de cigarros, entrou na Justiça alegando que as medidas dificultariam o acesso ao produto, diminuindo o espaço destinado à identificação das marcas, confundindo o público e facilitando a réplica por produtos falsificados.

Segundo a proposta, os estabelecimentos que comercializam os produtos também estarão proibidos de realizar qualquer promoção em relação ao cigarro associado ao êxito sexual, à prática desportiva ou propriedades calmantes e precisarão fortalecer a proibição para menores de 18 anos.

O material ainda está em discussão e depende da aprovação final da agência. O prazo de contribuição é até o dia 26 de maio, no formulário de Consulta Pública nº 329/2017 e nº 330/2017, da Anvisa.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. “Você perde a liberdade”…. Ué ? Agora quem fuma vai ser preso ?

    Curtir

  2. Grappa Fellini

    Ao inves de acabar com essa palhaçada de estatuto do desarmamento, que causa a morte de 60 mil brasileiros por ano, agora o governo quer “salvar vidas” escrevendo bilhetinhos de terror em maços de cigarro.
    O Brasil cansa a gente.

    Curtir

  3. Antonio Pedro

    Apesar de eu não fumar sou contra esse tipo de ação!

    Curtir

  4. Besteira pura, pois fumante não deixará de fumar por isso. Porque em vez disso, não colocar foto de criança desaparecida?

    Curtir

  5. A própria embalagem deve ser cinza e de material pouco atraente.

    Curtir

  6. Otavio, o fumante perde a liberdade porque o vício é uma prisão.

    Curtir

  7. Osmar Serrragem

    Parabéns à Anvisa! É preciso coragem, para enfrentar as seis gigantes da indústria do tabaco, uma das quais é a dona da Souza Cruz. Elas são impiedosas, capazes de tudo, como já ficou provado na Justiça Americana…

    Curtir

  8. Osmar Serrragem

    Estes posts, pró Indústria do Tabaco, certamente são fakes…Quem ainda fuma, é um pobre coitado, que precisa de tratamento…

    Curtir

  9. Só para lembrar. No momento em que o setor do tabaco resolver encerrar as atividades aqui no Brasil, teremos mais 1,5 milhão de desempregados que irão se juntar aos já 14 milhões existente, os contrabandistas irão agradecer eternamente a ANVISA. Enquanto o governo irá perder mais 10 bi em arrecadação ano, o Brasil virou uma palhaçada e uma piada.

    Curtir

  10. José Antonio Debon

    A mensagem deve ser : Você fez a escolha e por isso trate de usar o seu plano de saúde ou processe o fabricante.

    Curtir