Listeriose mata 13 pessoas nos Estados Unidos

Foco da doença são melões cultivados no estado do Colorado

Melões cultivados no estado do Colorado (região central dos Estados Unidos) são a origem de um foco de listeriose que matou 13 pessoas e infectou 72, em 18 estados diferentes, anunciou, nesta quarta-feira, O Centro de Controle de Doenças da Geórgia.

Saiba mais

LISTERIOSE

A listeriose é uma doença transmitida por alimentos (em geral produtos lácteos ou verduras cruas) causada pela bactéria Listeria monocitogenes. Os grupos mais vulneráveis à doença são os idosos, pessoas com o sistema imunológico debilitado, gestantes e recém-nascidos. Pode causar abortos, meningite e septicemia (infecção na corrente sanguínea).

As mortes foram registradas nos estados do Colorado (2), Kansas (1), Maryland (1), Missouri (1), Nebraska (1), Novo México (4), Oklahoma (1) e Texas (2). Os problemas começaram no dia 15 de agosto, segundo as autoridades.

A listeriose é causada pela bactéria Listeria monocitogenes e é encontrada no meio ambiente e no intestino de pássaros, crustáceos e de vários mamíferos, com exceção do ser humano. Geralmente, a doença é contraída ao consumir produtos lácteos ou verduras cruas.

(Com Agência France-Presse)