Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Laboratório vai testar vacina contra ebola em humanos

Previsão é a de que etapa inicial da pesquisa comece em setembro e seja concluída até o final do ano

Uma vacina experimental contra o ebola começará a ser testada em humanos a partir do mês que vem, anunciou nesta quinta-feira o laboratório GlaxoSmithKline (GSK), responsável pela pesquisa. Para ser aprovado, um tratamento deve passar por três etapas do estudo clínico. No entanto, caso os resultados iniciais da vacina sejam positivos, a farmacêutica já planeja formar um estoque de até 10 000 doses para uso de emergência nas regiões mais afetadas.

O processo de desenvolvimento da vacina está sendo acelerado com o financiamento de um consórcio internacional que, além do laboratório, é formado por órgãos como o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, sigla em inglês) e a organização médica britânica Wellcome Trust.

A vacina deverá ser testada em pessoas saudáveis da Grã-Bretanha, Estados Unidos, Gâmbia e Mali. Ainda não há uma data definida para o início dos- a GSK informou que aguarda aprovações éticas e regulatórias para prosseguir. A previsão é a de que essa etapa do estudo seja concluída até o final deste ano.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia atual de ebola no oeste africano já atingiu 3 069 pessoas, causando 1 552 mortes. No entanto, nesta quinta-feira o órgão advertiu que a doença pode afetar até 20 000 pessoas a médio prazo. A OMS espera, porém, deter a progressão da infecção nos próximos três meses.

(Com AFP e Reuters)