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Ioga melhora mobilidade de pacientes com dores nas costas

A prática, no entanto, não é eficiente para reduzir as dores de pessoas com problemas crônicos ou recorrentes

Praticar ioga com regularidade não alivia as dores nas costas. O exercício, no entanto, pode ajudar a melhorar o desempenho das atividades diárias. Pelo menos é o que afirma um novo estudo da Universidade de York, no Reino Unido. Segundo a pesquisa, praticar ioga com frequência ajuda a reduzir em mais de dois pontos, em uma escala de 24 pontos, as dificuldades na execução de atividades normais do dia-a-dia – como se levantar e se locomover.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Yoga for Chronic Low Back Pain

Onde foi divulgada: revista Annals of Internal Medicine

Quem fez: David Torgerson

Instituição: Universidade de York, Reino Unido

Dados de amostragem: 313 adultos. 157 receberam o tratamento comum e 156 fizeram ioga

Resultado: Praticar ioga com frequência ajuda a reduzir em mais de dois pontos, em uma escala de 24 pontos, as dificuldades na execução de atividades normais do dia-a-dia – como se levantar e se locomover.

Conduzida por David Torgerson, a pesquisa analisou 313 adultos que tinham dores crônicas ou recorrentes nas costas por cerca de 10 anos. Os voluntários foram divididos em dois grupos: aqueles que frequentariam aulas de ioga uma vez por semana durante 12 semanas, e aqueles que receberam apenas um manual de orientações impresso sobre a dor nas costas.

Durante as aulas de ioga, os participantes aprenderam técnicas de respiração e relaxamento, assim como os exercícios normais da prática, a fim de melhorar força e mobilidade. Eles receberam ainda colchonetes e foram encorajados a praticar os mesmos exercícios em casa. Todos preencheram um questionário sobre dificuldades em realizar as atividades diárias, dores e condições de saúde em geral.

As médias de dificuldades na rotina diária começaram com 8 pontos, numa escala de 0 a 24, em ambos os grupos – 24 representando os níveis de maior dificuldade. No grupo que estava nas aulas de ioga houve uma redução de mais de dois pontos (entre 5,5 e 6), queda que não foi vista no grupo que recebeu apenas o manual. Não foi visto, no entanto, uma diferença clara na redução da dor nas costas entre os dois grupos. Ambos tiveram uma melhora de 1 a 4 pontos, numa escala de 100 pontos.

Exercícios – Os pesquisadores acreditavam que a ioga poderia ser uma boa opção para pessoas com dores crônicas nas costas. Isso porque o exercício raramente causa efeitos colaterais sérios e pode ser feito de maneira relativamente barata. “Uma vantagem é que ela pode ser feita em casa após o treinamento”, diz David Torgerson.

Segundo o pesquisador, não foi possível identificar se foram apenas os alongamentos e os exercícios da ioga que fizeram a diferença entre os pacientes, ou se algum dos componentes mente-corpo da prática também influenciou. Em todo caso, eles afirmam que a prática da ioga em longo prazo pode ajudar a manter a melhora no funcionamento da coluna.

Clique nas perguntas abaixo para saber mais sobre dor nas costas:

  • Cuidados gerais
  • Cuidados com a postura
  • Lombalgia
  • Acupuntura

Ricardo Augustus Barone, ortopedista especialista pela Escola Paulista de Medicina Cristiane Oliveira Costa, fisioterapeuta especialista pelo Instituto Philippe Souchard de Reeducação Postural Global e Dr. Alexandre Elias Reis, neurocirurgião pela Escola Paulista de Medicina Dr. Alexandre Elias Reis, neurocirurgião pela Escola Paulista de Medicina Dr. Moisés da Cunha Lima, médico fisiatra especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo

Quais são os hábitos que deveriam ser abandonados para evitar as dores nas costas?

Qual o melhor calçado para evitar dores nas costas?

O que uma pessoa com dores nas costas deve fazer antes de praticar exercícios?

O que uma pessoa sem tempo para fazer exercícios deve fazer?

Exercícios são indicados para quem tem problemas sérios de coluna?

Qual a indicação de exercícios para quem tem reumatismo?

Que exercícios são recomendados para que as crianças não tenham dores nas costas?

Academia é indicada para todo mundo?

Quando a prática de exercícios pode ser prejudicial?

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  • Qual o melhor calçado para evitar dores nas costas?
  • O que uma pessoa com dores nas costas deve fazer antes de praticar exercícios?
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O que é RPG e como ela ajuda a tratar as dores nas costas?

Para quem trabalha sentado, a cada quantos minutos é preciso fazer pausas?

Qual a melhor posição para dormir?

Quais erros de postura são mais comuns?

A RPG é indicada para pessoas a partir de que idade?

Que cuidados os pais devem ter com os filhos em idade escolar?

O que as pessoas que ficam muito tempo no trânsito devem fazer?

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  • Para quem trabalha sentado, a cada quantos minutos é preciso fazer pausas?
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Como tratar a lombalgia aguda?

Como prevenir a lombalgia aguda?

Como prevenir a lombalgia crônica?

Como tratar a lombalgia crônica?

O que pode ser feito em casa para evitar dores na região lombar?

Que cuidados devo tomar no trabalho para evitar as dores na região lombar?

Em que casos a cirurgia passa a ser necessária?

Em que casos a cirurgia seria contraindicada?

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Como a acupuntura pode ajudar quem tem dores nas costas?

Para que tipo de dor nas costas a acupuntura é mais indicada?

É possível ficar bom apenas com acupuntura, sem remédios?

Quantas sessões são necessárias para melhorar?

A acupuntura pode curar ou somente ameniza a dor?

Para que tipos de dores a acupuntura é mais indicada?

Existe alguma contraindicação do tratamento com acupuntura?

Existe algum risco de contaminação pelas agulhas?

Como encontrar um acupunturista qualificado?

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*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.

(Com Agência Reuters)