Especialista tira dúvidas sobre o autismo

Qual a diferença entre autismo e Síndrome de Asperger? Quais os sintomas? Nos vídeos abaixo, o psiquiatra Estevão Vadasz sana as dúvidas mais comuns

O autismo é um distúrbio de extrema complexidade. Tem sintomas que variam conforme a idade e pode se manifestar em graus radicalmente díspares. A ciência sofre para determinar suas causas. Pesquisas antigas e numerosos estudos recentes apontam para o componente genético como uma das principais origens da doença, embora possa ser provocada por encefalites e infecções virais. A vacinação, é bom lembrar, em hipótese alguma causa o autismo. Os sintomas principais são identificáveis a partir de alguns meses de vida, e o o diagnóstico precoce é importantíssimo. O grau do autismo vai determinar o nível de independência da criança quando adulta. Na maioria dos casos, 70%, há retardo mental. Na outra ponta, nos portadores da Síndrome de Asperger (que, apesar do nome, não é uma doença diversa, apenas uma forma abrandada de autismo) são inteligentes, mas encontram dificuldades de interação social. Nos vídeos abaixo, o psiquiatra Estevão Vadasz, coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Autista do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, tira as principais dúvidas sobre a doença.

*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.