Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fim do jejum de 12h para exame de colesterol é autorizado no país

A decisão agora terá o apoio de três entidades médicas brasileiras importantes, como a Sociedade Brasileira de Cardiologia

A necessidade do jejum de 12 horas para o exame que mede níveis de gordura no sangue – colesterol e triglicérides – tem sido muito discutida nos últimos dias. Pois agora três entidades médicas brasileiras de peso se posicionam oficialmente, validando a não obrigatoriedade desse jejum. São elas: a sociedade Brasileira de Cardiologia, a de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e a de Análises Clínicas. Com isso, os laboratórios poderão em breve coletar amostras sanguíneas para as chamadas lipoproteínas (colesterol total, HDL-c, LDL-c e triglicerídeos), independentemente do fato de o paciente ter se alimentado previamente ou não.

Há uma exceção: aqueles que apresentem concentrações de triglicérides acima de 440 mg/dL ao longo do dia (o normal é de até 175 mg/dL). 

Os laboratórios de todo o país já estão recebendo o comunicado com o novo posicionamento. A decisão foi tomada com base em diversos estudos recentes.  Um deles, realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhague, e que envolveu 300 000 pacientes de países como Canadá, Estados Unidos e Dinamarca, detectou que as alterações de valores entre os grupos de pacientes com jejum prévio para o exame de sangue de colesterol e triglicérides, em relação aos pacientes que não realizaram o jejum, foi insignificante. Mas não é só isso.

Tânia Martinez, cardiologista e coordenadora de Prevenção Cardiovascular para Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que também liderou a reunião no Brasil, explica que, quando o paciente fica muitas horas sem se alimentar, seus níveis de triglicérides caem e, se a coleta de sangue for feita quando as taxas estiverem baixas, o resultado pode mascarar o risco de lipoproteínas não metabolizadas e, devido a isso, possíveis doenças cardiovasculares. “É um novo parâmetro”, diz.

Ainda segundo a entidade brasileira, o jejum já não era necessário para a realização do colesterol total e do HDL-c, o chamado “colesterol bom”, uma vez que o ideal é que o paciente mantenha sua dieta e hábitos alimentares de costume para a avaliação de sua real condição metabólica.

LEIA MAIS:

Cinco formas de reduzir e controlar a taxa de  colesterol
Injeção contra o colesterol é aprovada nos EUA

As entidades brasileiras apoiam a flexibilização do tempo de jejum e entram em consenso com as diretrizes europeias da Federação Europeia de Química Clínica e Medicina Laboratorial e da Sociedade Europeia de Aterosclerose. 

Na Dinamarca, por exemplo, o uso de testes de colesterol em tempo aleatório, ou seja, sem a necessidade do jejum, tem sido realizado com sucesso desde 2009, o que tem beneficiado diabéticos, idosos e crianças.

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Como levar a medicina a sério?

    Curtir

  2. O álcool pode alterar os valores dos triglicerídeos. Também ocorrem mudanças na glicemia, porque contêm açúcar.

    A parte líquida do sangue, o soro, é usado para medir a quantidade de gorduras no sague, triglicérides, colesterol HDL, LDL, VLDL.

    O “soro lipêmico” significa que a concentração de gordura no soro está elevada, é observado a olho nu, nota-se amarelo leitoso. Isto pode ocorrer quando não se faz o jejum adequado antes da coleta de sangue OU quando a pessoa tem uma dislipidemia (taxas de lipídeos altos) que causam doenças graves como arteriosclerose e infarto do miocárdio.

    Certamente os Laboratórios Clínicos farão anotação tipo análise pós-prandial,
    que se segue a uma refeição / após as refeições.

    Curtir

  3. godofredostudent

    Se não tem insignificância entre o jejum e o “não jejum ” porque mudar? Deveria só ser mudado para pessoas de risco ou de uma determinada idade.. Antigamente estúdios falavam que deveria ser em jejum, já que o alimento dava valores falso positivo.. E agora este outro estudo…. Será que esse estúdio é aplicado às faixas etárias em geral? …

    Curtir