Dietas rigorosas podem fazer mulheres engordarem mais

Pesquisa aponta que restrição alimentar resulta em aumento de até dois quilos

“O controle de peso ideal requer um comprometimento holístico com foco na comida, no corpo e na mente”

Apostar em dietas que enxuguem os quilos extras em um curto espaço de tempo pode acabar tendo o efeito contrário. Uma pesquisa apresentada nesta quarta-feira aponta que quatro em cada dez mulheres que aderiram a uma dieta muito rigorosa terminaram ganhando até dois quilos a mais. O problema é que, depois de atingir o objetivo com muito sacrifício, elas acabam se descuidando e comendo muito mais, o que resultou em um aumento de peso em um prazo de apenas 21 dias.

“O controle de peso ideal requer um comprometimento holístico com foco na comida, no corpo e na mente”, afirma Ian Campbell, médico do programa de controle de peso Jenny Craig. Segundo ele, a maioria das mulheres procura formas de emagrecer de uma hora para outra, apostando em dietas rígidas e de efeito rápido, quando o recomendado seria uma reeducação alimentar mais duradoura.

O especialista afirma ainda que a opção por uma dieta para emagrecer em pouco tempo é, na maioria das vezes, um desafio quase insustentável. “Não se estabelecem metas realistas. O ideal seria que essas mulheres tivessem um foco mais real para terminarem o período pesando menos do que quando começaram a dieta”, alerta.