Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dez grandes laboratórios se unem contra diabetes e Alzheimer

Acordo inédito firmado entre farmacêuticas, entidades sem fins lucrativos e Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos quer desenvolver novos remédios contra as doenças

Uma parceria inédita firmada entre o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), dez grandes laboratórios farmacêuticos e sete entidades sem fins lucrativos pretende desenvolver novos medicamentos contra diabetes, mal de Alzheimer, artrite reumatoide e lúpus. O anúncio foi feito nesta terça-feira.

Durante cinco anos, os participantes do projeto estimado em 230 milhões de dólares compartilharão seus conhecimentos científicos e suas bases de dados com o objetivo de identificar biomarcadores importantes para criar maneiras de combater essas enfermidades. “Temos que trabalhar em conjunto para compreender o completo quebra-cabeça destas doenças e acelerar nossa capacidade de fornecer tratamentos para os pacientes”, disse Elias Zerhouni, médico encarregado das pesquisas do laboratório francês Sanofi, no comunicado.

Leia também:

“O diabetes vai levar a saúde pública à falência”, diz endocrinologista

Exposição a pesticida DDT pode aumentar risco de desenvolver Alzheimer

Os laboratórios associados, segundo o acordo, se comprometem a não desenvolver seus próprios medicamentos a partir das descobertas feitas pelo projeto antes que elas sejam difundidas. A aliança inclui as farmacêuticas americanas Pfizer, AbbVie, Biogen Idec, Johnson & Johnson, Merck, Bristol-Myers Squibb e Lilly, além da britânica GlaxoSmithKline e da japonesa Takeda.

De acordo com o jornal The New York Times, o câncer foi considerado para a lista, mas abandonado porque as companhias consideraram que já há medicamentos promissores em andamento. Os cientistas também cogitaram estudar novos remédios para esquizofrenia. Desistiram por entender que mais informações sobre a moléstia são necessárias antes de discutir os alvos moleculares da doença.

(Com AFP)